23 de abril de 2007

Abril sempre! - Texto de IF

Foi há 33 anos que a revolução de 25 de Abril de 1974 pôs fim ao fascismo. A unidade que se gerou entre o Movimento das Forças Armadas e o Povo Português (MFA/POVO) criou as condições para pôr fim ao regime de opressão, censura, falta de liberdade e democracia, de guerra e emigração massiva, de pobreza, exploração e miséria, de analfabetismo e gritantes injustiças sociais.

Foi com a revolução de Abril que vivemos dos melhores tempos das nossas vidas, com alegria e participação popular na construção de um País mais justo, com liberdade, progresso e desenvolvimento ao serviço de todos.

Foi com a Revolução de Abril que as populações carenciadas tiveram acesso ao serviço nacional de saúde e à educação pública universal e gratuita durante mais anos, que os trabalhadores conseguiram emprego com direitos, incluindo o direito à greve e à segurança social pública e universal, e, em muitos casos, a uma habitação com um mínimo de dignidade.

Foi apenas com a Constituição de Abril que, pela primeira vez, as mulheres portuguesas viram consagrado na lei o estatuto da igualdade de direitos e oportunidades.

No entanto, muitos destes direitos têm vindo a ser sistematicamente destruídos, por sucessivos governos PS, PSD e CDS-PP, que, combatendo os valores de Abril, têm comprometido também o desenvolvimento e o progresso do País, criando os graves problemas da actualidade.

Por isso, este ano as comemorações do 25 de Abril são já, também, uma preparação para as lutas que se vão intensificar nos próximos tempos, com destaque para a greve geral que a CGTP acaba de marcar para o dia 30 de Maio.

Entre Abril e Maio novas e importantes lutas se vão desenvolver em Portugal para defender os ideais de Abril, a justiça social, o progresso e a dignidade de quem trabalha, a saúde pública, a educação e a segurança social, por melhores condições de vida.


Ilda Figueiredo