18 de maio de 2007

Nota de Imprensa - Contas de 2006 comprovam críticas da CDU

Na sessão ontem ocorrida, comprovou-se que, como a CDU vem denunciando, a Câmara de Gaia continua a empolar de forma irrealista e excessiva os Planos de Actividades e Orçamentos com fins propagandísticos: a execução de 2006 não chegou aos 50%, tendo sido arrecadados 120 dos 246 milhões anunciados, um resultado inferior ao de 2005.

Para não ter de o assumir publicamente, a Câmara socorreu-se de artifícios contabilísticos para dessa maneira apresentar como positivo um quadro que, de facto, vem acentuando elementos negativos.

Importa relevar que o brutal aumento das taxas imposto aos munícipes foi um dos meios de que a Câmara se socorreu para que o desaire não fosse maior.

Não será estranho a esta estratégia de mistificação o facto de, periodicamente, se continuar a anunciar à Comunicação Social um conjunto de investimentos cujas vantagens, autoria e exequibilidade ficam por demonstrar; mas que, certamente, permitem alimentar a imagem pública de quem visa outros voos.

Os documentos comprovaram também que continua a ser muito elevada a transferência de verbas para as empresas municipais, enquanto, por outro lado, a maioria PSD/CDS continua a recusar-se a debater a relevância destas para o Município.

Continua também muito elevada a dívida a fornecedores: são 31 milhões de euros, a que acresce um encargo anual de 13 milhões relativo ao serviço da dívida bancária (que ascende a 173 milhões), dos quais 5 milhões são de juros. No total, para 2007 há desde logo um encargo de 44 milhões de euros, o que significa mais de um terço - 37% - das receitas anuais da Câmara, o que é, claramente, preocupante.

Quem de Gaia só conheça aquilo que a maioria PSD/CDS propagandeia julgará que o Concelho está a evoluir muito e rapidamente. Mas o que estes documentos provam é que as funções da Câmara continuam a não ser devidamente desempenhadas, que os apetites imobiliários têm vindo a ser satisfeitos a troco de protagonismo, e que o futuro financeiro do Município tem vindo a ser cada vez mais comprometido a troco de vantagens de curto prazo.

Obviamente, a CDU recusa avalizar esta política, por isso votou contra estes documentos.


V N de Gaia, 18 de Maio de 2007

Comissão Coordenadora da CDU/Gaia
Gabinete de Imprensa