1 de fevereiro de 2008

Nota de Imprensa - Intervenção no PE sobre a Yazaki

A Vereadora da CDU, Ilda Figueiredo, fez no passado dia 30/1 uma intervenção sobre a Yazaki Saltano no Parlamento Europeu, onde é deputada pelo PCP, e que se transcreve abaixo.


Deslocalização de multinacionais


No momento em que o desemprego em Portugal atinge uma das suas mais elevadas taxas dos últimos 20 anos, atingindo sobretudo mulheres e jovens, mais uma multinacional pressiona trabalhadores para rescindirem os seus contratos de trabalho. Trata-se da Yazaki Saltano, que quer acabar com a produção de cablagens em Serzedo/Gaia. Pretende continuar a transferir a produção para outros países, designadamente da Ásia e da África, depois de já ter reduzido drasticamente o número de trabalhadores.

Registe-se que esta multinacional já empregou mais de seis mil trabalhadores nas suas fábricas de Ovar e Serzedo, tendo para isso recebido milhões de euros de apoios comunitários, mas agora esse emprego está reduzido a menos de um terço.

Assim, mais uma vez insistimos na necessidade de tomar medidas eficazes para evitar estas deslocalizações da produção, e não apenas meros paliativos, como acontece agora com o fundo de globalização para os trabalhadores vítimas de deslocalização de multinacionais, designadamente do sector automóvel e suas componentes, de que são exemplos a Opel Portugal, a Johnson Controls e a Alkoa Fujikura, que já encerraram.