4 de maio de 2009

Nota de Imprensa - Vereadora da CDU questiona maioria PSD/CDS - 4.5.2009

Na reunião da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia hoje ocorrida, Ilda Figueiredo confrontou a maioria PSD/CDS com diversos problemas que carecem de esclarecimento e acção.


Terrenos da antiga Colónia Balnear da CP...

Trata-se de uma extensa área situada na orla marítima de Valadares, que tem tido pouca utilização depois de a CP ter deixado de promover o funcionamento da sua Colónia Balnear. Tem sido referido que aqueles terrenos terão sido vendidos, e que haverá intenções de proceder à sua urbanização.

Dada a origem pública da aquisição dos terrenos, aquela área deveria ser mantida para utilização pública. Assim, a Vereadora da CDU questionou a maioria sobre a situação, ficando a aguardar uma resposta para breve.

...e da Coats & Clark


As recentes notícias da intenção da Coats & Clark de promover o despedimento de 128 dos seus 200 trabalhadores e deslocalizar a produção, depois de ter recebido ajudas financeiras, nomeadamente da União Europeia, motivaram a intervenção da Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu, e hoje a maioria PSD/CDS foi questionada sobre a situação, tendo Ilda Figueiredo insistido que deverá ser impedida qualquer tentativa de promover a especulação imobiliária com os terrenos daquela unidade industrial.


Recursos hídricos: novas taxas, não!


Ilda Figueiredo levantou a questão desta nova taxa que o Governo pretende impor e que agrava a já pesada factura que os gaienses pagam de água lixos e saneamento, relembrando que a maioria PSD/CDS ainda não agendou a apreciação da proposta que fez no sentido de limitar a um máximo de 5€/mês o valor fixo mensal naquela factura, que actualmente é superior a 11€, mesmo para quem não consuma água alguma (ver imagens anexas).

Insistiu na necessidade de, como aliás a ANMP preconiza, questionar esta nova taxa e, se necessário, recorrer aos Tribunais para impedir a sua concretização, e bem assim lutar contra quaisquer tentativas de introdução de novas taxas.


Teleférico: é preciso esclarecer as suas consequências

Tendo sido informada que um edifício na Rua da Calçada da Serra, já depois de devidamente aprovado pela Câmara e pelo IGESPAR um projecto para a sua recuperação, terá sido objecto de declaração de expropriação para instalação do Teleférico, e porque não é claro o desenvolvimento do processo, a Vereadora da CDU exigiu esclarecimentos sobre esta matéria.


CDU/Gaia

Gabinete de Imprensa