7 de setembro de 2009

Nota de Imprensa - Maioria PSD/CDS põe em causa os interesses dos munícipes de V.N. de Gaia - 7.9.2009

VEREADORA DA CDU CONTRA “NEGÓCIO” NO SANEAMENTO

Como a CDU já denunciara, a maioria de direita PSD/CDS, depois de criar uma dívida monstruosa e na ânsia de obter verbas para continuar a sua política de propaganda, avançou mais um passo no sentido da alienação da gestão do património municipal.

Desta vez é o sistema de saneamento em alta (ETARs, exutor, etc), que é entregue à empresa SIMDOURO, criando uma salvadora almofada financeira de algumas dezenas de milhões de euros, que permitirá manter as aparências mais algum tempo, à custa dos gaienses, que poderão ser sujeitos a mais aumentos de tarifários.

Mas há muitas questões mal explicadas neste negócio:

•    A SIMDOURO é uma empresa que integra 8 municípios; contudo, só dois deles são do Grande Porto, mas sem qualquer ligação entre si: Gaia e Maia;
•    Há pouca clareza quanto aos tarifários, sendo porém evidente que irá haver aumentos;
•    Há uma grande confusão quanto à forma de gestão do sistema.

Registe-se que os munícipes de Gaia já hoje pagam das mais elevadas taxas sobre saneamento, água e lixos, o que faz com que a chamada factura de água seja cerca de 30% superior ao que acontece no município do Porto, que, aliás, não entra neste “negócio”.

Importa ainda saber como irão ser transportados os “esgotos” de municípios como Castelo de Paiva, Arouca, Penafiel ou Cinfães, para serem tratados em Gaia.

O que desde já fica claro que os munícipes irão em breve ser confrontados com novos aumentos de tarifário – mas apenas depois das eleições!

A CDU votou contra mais este atentado aos gaienses, e desde já reafirma a sua determinação de lutar contra novos aumentos de taxas e tarifas.


SOLIDARIEDADE DA CDU COM OS MORADORES DA ESCARPA DA SERRA

A Vereadora da CDU, Ilda Figueiredo, ao tomar conhecimento, pelos moradores da Escarpa da Serra do Pilar, de um processo judicial promovido pela maioria PSD/CDS contra o Presidente do Centro Social da Escarpa da Serra, manifesta a sua indignação contra tal procedimento retaliatório da maioria de direita da Câmara Municipal de V N de Gaia.
De facto, trata-se de mais uma forma de intimidação dos moradores da Escarpa, que resistiram às acções inadmissíveis que visavam expulsá-los à força das suas casas, com utilização abusiva das forças policiais e manipulação de relatórios técnicos.
A CDU expressa a sua solidariedade aos moradores contra mais esta afronta da maioria de direita.

CDU/Gaia
Gabinete de Imprensa

V. N. Gaia, 7 de Setembro de 2009