3 de novembro de 2010

NI do PCP/Gaia - Risco de encerramento da ValSan - Valdemar dos Santos, Lda - 3.11.2010

As consequências da política de direita continuam a fazer estragos em Vila Nova de Gaia. A empresa Valdemar dos Santos poderá encerrar enviando cerca de 200 trabalhadores para o desemprego.
Fundada em 1923, ou seja com 87 anos, poderá encerrar mais uma importante empresa do Sector metalúrgico.
Trabalhadores e famílias que correm o risco de perder o seu posto de trabalho e ser duplamente penalizados pelas medidas anti-sociais cozinhadas entre PSD e PS.
Trabalhadores, entre os quais vários casais, e de idade em que dificilmente reconstituirão a sua vida em termos laborais, irão engrossar o número de desemprego no Concelho de Vila Nova de Gaia.
Ainda em Janeiro deste ano foi aprovado, no âmbito do QREN, um apoio a esta empresa de 25 mil euros para formação. Desde 2001, o total de investimentos realizados pelo Estado tem um impressionante número de 2 milhões e 300 mil euros (7 milhões e meio de investimento). Quais foram as contrapartidas exigidas a nível de responsabilidade social? Em 2006, esta empresa estava na 877ª posição no ranking das 1000 maiores empresas, a nível nacional.

O que aconteceu? Uma empresa com representações no Reino Unido e nos Estados Unidos não tem encomendas? Quais foram os resultados obtidos em 2007, 2008 e 2009?
A destruição do tecido produtivo é, em parte, dado que o desemprego (na ordem dos 18%) continua a subir neste Concelho que Menezes diz que é um exemplo para o país, substituído por criação de trabalho nos serviços, com remunerações baixíssimas e contratos de trabalho precário e a prazo. Este é o caminho que trilha a política de direita. O silêncio do PSD acerca da redução de salários constante do OE para 2011 (é de notar que os aumentos no sector privado seguem os da Administração central, regional e local) é conivente com o PS e afirma o populismo deste partido e o seu apoio ao crescente processo de exploração de quem trabalha.
A justeza desta Greve Geral, do dia 24 de Novembro, está mais que justificada e ela é dirigida, não só contra o governo mas também contra o PSD e todos os que apoiam as políticas de direita, contra o capital financeiro e contra os grandes grupos económicos.
O PCP questionará através dos deputados na Assembleia da República o Governo face à situação desta empresa e destes trabalhadores.

Vila Nova de Gaia, 3 de Novembro de 2010
a Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP