31 de março de 2011

NI - PCP questiona Governo sobre o estado de degradação da Estação Ferroviária de General Torres – 31.03.2011

A estação ferroviária de General Torres, interface primário multimodal, sita em pleno centro de Vila Nova de Gaia, há largos anos que tem graves problemas estruturais.

Na verdade, subsistem os seguintes problemas que urge resolver:

  • As coberturas metálicas dos cais encontram-se bastante degradadas. Actualmente, existem mesmo buracos nas mesmas, por onde passa água em dias de chuva, originando grandes problemas aos numerosíssimos utentes;
  • Nunca foi construído um acesso alternativo à escadaria existente desde o subsolo à Avenida da República. Este problema acarreta graves transtornos aos passageiros com bagagens, idosos, cidadãos com dificuldade de locomoção e acompanhantes de crianças pequenas ou de colo. A verdade é que não constitui uma solução viável à saída pela cota baixa, contornando a própria estação e subindo a Rua de Luís de Camões, pela longa extensão a percorrer, assim como pelo grande desnível a transpor até à Avenida da República, onde a maioria dos utentes faz interface com os outros meios de transporte.

Face a isto os deputados do PCP questionaram o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, sobre a razão do arrastamento destes problemas e sobre medidas eventuais, nomeadamente tomadas pela REFER para resolver esta situação.