26 de setembro de 2011

NI - Os Mercados da Crise: Capitalismo e Especulação – 26.9.2011

À conversa com João Ferreira, deputado da CDU no Parlamento Europeu

Decorreu no passado sábado, no Centro de Trabalho do PCP de Vila Nova de Gaia uma iniciativa que contou com a presença do deputado da CDU no Parlamento Europeu, João Ferreira, consistindo num debate, seguido de um convívio.

Esta iniciativa, que teve como mote “Os Mercados da Crise: Capitalismo e Especulação”, recebeu muitos militantes e amigos do PCP, que tiveram oportunidade de assistir à projecção de um documentário sobre a actual situação política da Grécia que, como se comprovou ao longo do debate, em tudo se assemelha aos caminhos impostos a Portugal pelas Troikas nacional e internacional.

A conversa que se seguiu permitiu identificar os pontos comuns a estes dois países periféricos da União Europeia e concluir que as medidas que estão a ser aplicadas em Portugal são meras repetições de erros já praticados no passado – além da Grécia, também a Argentina e o Equador (para citar dois dos exemplos identificados no documentário) viram a sua economia, a sua soberania, a subsistência do seu povo ameaçadas pelas medidas impostas pelo FMI.

Ao longo da conversa e analisando diferentes momentos do documentário, foi possível concluir que de facto este caminho que nos querem vender como inevitável, não o é. Inevitáveis são todas as consequências desastrosas que resultam da sua continuação: o aumento do desemprego, o aumento das desigualdades sociais, o aumento da pobreza e da miséria, a degradação das condições de vida dos trabalhadores e dos povos a níveis desumanos. Todos estes cenários foram constatados neste documentário. Todos estes cenários resultam de políticas de desinvestimento na produção nacional, na saúde e na educação, de políticas de privatizações criminosas e de descapitalização do estado, de políticas que cortam em apoios sociais, que não promovem emprego com direitos, políticas de submissão e subserviência a interesses externos que mais não são do que a defesa dos interesses das grande potências europeias e até mundiais. Políticas que escravizam um povo, que o conduzem à sua própria morte, enquanto engordam o grande capital económico e financeiro e enquanto governam em nome de interesses especulativos.

Foi assim na Argentina. Foi assim no Equador. Está a ser assim na Grécia. Será assim em Portugal se continuarmos a insistir neste caminho de desastre.

Foi com esta análise que se concluiu também que, conforme exemplos do passado e do presente, é com a luta dos trabalhadores, das populações, com a luta de massas, com a luta do povo, que se pode inverter este rumo.

O PCP apela assim aos trabalhadores, aos jovens, aos desempregados, aos reformados, todos aqueles que querem construir um Portugal com futuro, que recusam este pacto de agressão, que defendem a soberania e independência nacionais, que se juntem à manifestação convocada pela CGTP no próximo dia 1 de Outubro, fazendo ouvir a sua voz de protesto e indignação.

Contra o empobrecimento e as injustiças sociais. Pelo emprego com direitos, por salários e pensões dignas, pelos direitos sociais.

Vila Nova de Gaia, 26 de Setembro de 2011

a Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP