22 de janeiro de 2012

NI do PCP/Gaia- Mais despedimentos em Gaia: Governo apoia Soares da Costa para despedir mil trabalhadores – 22.1.2012

O Grupo Soares da Costa, que possui instalações em São Félix da Marinha, Vila Nova de Gaia anunciou o despedimento de cerca de mil trabalhadores.

Nos primeiros nove meses do ano de 2011 este grupo económico registou um lucro de 4,3 milhões de euros.
Apesar destes números serem sempre embrulhados em comparações com anos anteriores, e apresentados como decréscimos, a realidade é que falamos de lucros obscenos face ás dificuldades da maioria das famílias em Portugal que viram de facto o seu poder de compra, os seus rendimentos diminuir.

Este despedimento é tanto mais grave porque contou com o aval e consentimento do Governo, nomeadamente por parte do Ministério da Economia para proceder a rescisões por mútuo acordo que ultrapassam o limite imposto por lei. Assim o Governo e o Grupo Soares da Costa juntam-se na imoralidade de despedir cerca de mil trabalhadores numa empresa altamente lucrativa, engrossando mais os níveis de desemprego no País e em Vila Nova de Gaia.

Este é um caminho de desastre, que culpabiliza e responsabiliza quem trabalha pela situação do País; este é um caminho que não dignifica, pelo contrário despreza, quem ao longo de anos e anos deu milhões de lucros à Soares da Costa.

O PCP manifesta o seu total repúdio pela decisão conjunta do Governo e Soares da Costa, que assim contribuem para um aumento da pobreza e do desemprego. Mais famílias a perderem os seus postos de trabalho, a perderem o seu poder de compra, a perderem o direito a uma vida digna. Mais perdas para a economia nacional que vê assim menos contributos na área produtiva.

O PCP continuará a afirmar, por todos os meios ao seu alcance, as alternativas possíveis. O PCP continuará a lutar pela concretização de medidas que promovam realmente o crescimento económico e que valorizem aqueles que devem ser valorizados e que mais contribuem para o avanço de qualquer país: os trabalhadores e o Povo.

Vila Nova de Gaia, 22 de Janeiro de 2012
a Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP