20 de agosto de 2012

NI - PCP/Gaia - A luta continua na Cerâmica de Valadares - 20.08.2012

A luta continua na Cerâmica de Valadares

Pelo Pagamento de Salários em Atraso, pelo posto de trabalho

A justa luta dos trabalhadores da Cerâmica de Valadares é longa, mas estes não desarmam e, em resultado dos últimos acontecimentos, foi apresentada, através do Sindicato, uma queixa-crime contra a Administração e será entregue uma outra, em nome dos trabalhadores. Esta Administração recebeu já da Segurança Social o cheque parapagamento dos salários do mês de Julho aos trabalhadores em lay-off, e ainda não o fez – o uso deste dinheiro para outro fim que não aquele que lhe estava destinado é crime.  A Segurança Social tem conhecimento deste facto, bem como a ACT (Autoridade para as Condições do trabalho), sendo que até agora nenhuma destas entidades se pronunciou, ou agiu, perante este roubo declarado. Simultaneamente, há um outro cheque da Segurança Social a caminho para pagamento dos salários de Agosto aos trabalhadores em lay-off, novamente endereçado a uma Administração criminosa, quando devia ser entregue directamente na caixa de correio dos trabalhadores.

Na manhã de hoje, os trabalhadores da Cerâmica de Valadares manifestaram-se na rua, dirigindo-se em desfile à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e, de uma forma clara, chamaram mentirosos aos membros do Executivo Camarário (e particularmente ao seu Presidente, Luís Filipe Menezes), pelo não cumprimento de promessas feitas no início do ano, quando se deslocou à porta da empresa – na altura perante os muitos holofotes da comunicação social. O embaraço do Vereador que recebeu os trabalhadores, Mário Fontemanha, foi visível. Apesar dos apelos à calma e da tentativa de calar os protestos à porta da Câmara Municipal, colocando os trabalhadores no Salão Nobre e escondendo-os da rua que é do povo (talvez esperando também abafar as responsabilidades da Câmara Municipal neste processo), os trabalhadores regressaram à porta da Câmara Municipal para continuar a gritar palavras de ordem justas e verdadeiras de quem está a sofrer na pele imensas privações.

O PCP manifestou a sua solidariedade, reconhecida por todos os que lá trabalham, com a presença de quadros militantes e dirigentes do concelho e do distrito. Já anteriormente, em Assembleia Municipal, a CDU havia questionado a Câmara sobre estas promessas de Menezes - a resposta foi o silêncio, e está ainda por vir.

No início deste ano, foram prometidas “ajudas” aos filhos dos trabalhadores da Cerâmica que frequentassem escolas de Gaia, forma prometidas “ajudas” na factura da água, entre outras promessas – no fundo, feitas para as câmaras de comunicação social presentes e que caíram no esquecimento mal as luzes e os microfones desapareceram.

Até agora a verdade é que a ajuda aos trabalhadores foi nula! Houve trabalhadores com água cortada, cuja reposição foi necessária pagar (os mesmos trabalhadores que mantêm salários em atraso), pais que tiveram que pagar os livros escolares e ainda aguardam o reembolso, assistentes sociais que afirmaram não saber ainda de que forma iria ser prestada ajuda às famílias da Cerâmica, funcionários das Águas de Gaia que não tinham nenhuma directiva no sentido de os ajudar, senhas escolares por atribuir.

O Vereador Fontemanha, na falta do mais ausente que presente Presidente Menezes (em férias), alegou que todos erram e que o lapso vai ser agora rectificado. É preciso não esquecer que este “erro” atingiu gravemente a vida dos trabalhadores desta empresa, já a braços com tremendas dificuldades. Resta saber se as promessas agora repetidas pelo Vereador, oito meses após as promessas vazias de Menezes, irão ser cumpridas - perante os exemplos do passado, os trabalhadores “esperam para ver”.

O Vereador afirmou ainda que, a Câmara Municipal só intervirá junto da EDP (nomeadamente no que se refere às contas da luz), caso esta situação dramática se alastre a todas as famílias!! Afirmações demonstrativas de uma insensibilidade social tremenda, e que colocam a nú o completo alheamento e desconhecimento da realidade social que as famílias da Cerâmica (e de todo o Concelho) estão a viver actualmente, devido a sucessivas políticas implementadas contra os trabalhadores e a um pacto de agressão assinado e ‘trazido’ pelo PSD, PS e CDS-PP.

O Governo defende os interesses financeiros da banca e dos grandes grupos económicos, preocupa-se com as parangonas propagandísticas dos jornais acerca da necessidade de empresas exportadoras e de qualidade no país. Mas a sua propaganda, que é completamente falseada, cai por terra quando se analisa o envolvimento e as acções tomadas em relação à Cerâmica de Valadares - novamente uma nulidade. Passividade e inacção reveladoras de quem escolhe esquecer os trabalhadores e o Povo e governar em favor do capital.

Os trabalhadores continuam na luta pelo seu salário, pelo seu posto de trabalho, pela viabilidade da empresa, de uma forma consciente e heróica. Amanhã dirigem-se novamente à Sede da Segurança Social no Porto, para esclarecimentos sobre a acção da Segurança Social perante o uso indevido dos dinheiros do lay-off.

É caso para dizer, conforme ouvimos do seu brado: “A Luta continua! Nas empresas e na rua!”

Vila Nova de Gaia, 20 de Agosto de 2012

a Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP