17 de junho de 2013

NI - PCP/Gaia - PCP exige abertura urgente do Centro de Reabilitação do Norte - 15.06.2013


PCP apresenta projecto de resolução para reabertura urgente do
Centro de Reabilitação do Norte

No final da manhã de hoje, o PCP apresentou publicamente o Projecto de Resolução que recomenda a abertura urgente do Centro de Reabilitação do Norte, situado em Valadares, Vila Nova de Gaia. Esta apresentação decorreu junto à entrada do Centro, tendo sido denunciado o inaceitável adiamento da sua abertura, bem como sinalizada a enorme importância das valências médicas deste equipamento, uma justa e antiga reivindicação das pessoas com deficiência e sinistrados do trabalho.


O Centro de Reabilitação do Norte está situado nos terrenos e instalações do antigo Sanatório Marítimo do Norte. Este Sanatório, as suas instalações e terrenos adjacentes foram doados ao Estado pelo seu antigo proprietário e Director, Dr. Joaquim Ferreira Alves, tendo tido como condição conhecida que as instalações e os terrenos ficassem afectos a equipamentos destinados à saúde pública. Durante anos a mais tal não se verificou, tendo estado vinculados a uma utilização semi-particular, com interesse duvidoso. Em Agosto de 2012 foi finalmente concluída a construção do Centro de Reabilitação do Norte, sendo que 80% dos fundos utilizados foram comunitários.

É neste contexto que o Ministro da Saúde, Paulo Macedo, profere declarações públicas afirmando que o Centro só abriria quando tivesse "viabilidade económica e financeira", reflexo claro da agenda política deste Governo, tratando a saúde como um negócio. Na mesma altura, Luís Filipe Menezes, o ainda presidente da Câmara Municipal de Gaia, anunciou que planeava estabelecer uma parceria internacional, europeia ou americana, para gerir e desenvolver o Turismo de Saúde para que cheguem "muitos europeus de classe A". Declarações vergonhosas e inadmissíveis, de quem tem grandes responsabilidades na situação social de Gaia e que, com estas afirmações, deixa claro que os portugueses com deficiência e os sinistrados do trabalho não contam, preferindo estabelecer negócio com estrangeiros "endinheirados" que precisem de tratamento.

Nesta mesma linha de raciocínio e em declarações bastante recentes (e revestidas de oportunismo político), Carlos Abreu Amorim, candidato do PSD/CDS à Câmara Municipal de Gaia, afirmou publicamente que o Centro de Reabilitação do Norte "tem uma localização muitíssima vantajosa para um conjunto de outros fins, como por exemplo, o Turismo de Saúde." O discurso deste deputado do PSD, apoiante do actual Governo e desta política de destruição nacional, revela que a sua preocupação não é com os gaienses ou os cidadãos do Norte do país (e não só) que necessitam deste equipamento. A sua preocupação e objectivo principal, à semelhança de Paulo Macedo e Luis Filipe Menezes, é assegurar que o Centro de Reabilitação do Norte se torne num bom e lucrativo negócio da área da saúde, saia da esfera da pública, limitando o seu acesso a quem possa pagar os tratamentos.
Deixa assim de fora a quase totalidade dos portugueses com necessidade de recorrer a estes serviços.

O PCP repudia todas as declarações acima referidas, responsabilizando o actual Governo e o Executivo Municipal, ambos da mesma cor política, pelo intolerável adiamento da abertura do Centro de Reabilitação do Norte, assim como rejeita qualquer possibilidade de retirar este equipamento da esfera do Serviço Nacional de Saúde.

Foram várias as vezes que o PCP e a CDU intervieram, tanto na Assembleia da República, como na Assembleia Municipal de Gaia, exigindo primeiro a efectiva construção do Centro de Reabilitação do Norte e depois a sua abertura, mantendo o seu carácter de serviço público. Neste seguimento, o PCP apresenta na Assembleia da República um Projecto de Resolução que recomenda a abertura urgente do mesmo, defendendo também que este esteja integrado no Serviço Nacional de Saúde.


Vila Nova de Gaia, 15 de Junho de 2013
a Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP