31 de julho de 2015

NI - Assembleia Municipal: muitas indefinições - 31.7.2015

Na reunião de ontem da Assembleia Municipal, e apesar de alguns aspetos positivos, como seja a criação de um Plano Municipal de Integração de Imigrantes, as respostas a muitas das perguntas da CDU não afastam as preocupações.

 

Mercado Municipal e Centro Cultural da Beira-Rio

O "arrastar de pés" sobre o futuro do Mercado mantém-se, sem que se vislumbre claramente o que pretende a Câmara implementar, o que é preocupante porque está em causa um equipamento público que se vai continuamente degradando e por essa via afetando quem o frequenta ou nele desenvolve atividade.

O mesmo se passa quanto ao alegado "Centro Cultural" que iria ser construído nos antigos armazéns da "Real Companhia", continuando a não ser claro o caminho que será seguido, e mantendo-se o espaço devoluto e esventrado.

 

Contratos Emprego-Inserção

Mais 63 desempregados foram recentemente contratados pela Câmara ao abrigo deste "programa", assim contribuindo para artificialmente diminuir os números do desemprego sem que seja criado um único posto de trabalho – em junho havia 4.442 pessoas nesta situação em Gaia, diminuindo para "apenas" 26.284 os "desempregados oficiais", fruto das medidas dos sucessivos Governos nesta matéria.

A Câmara reconheceu que os CEI's estão na verdade a ocupar postos de trabalho de características permanentes: sem eles, as escolas de Gaia não funcionariam.

Mas a escusa a fornecer dados precisos é preocupante, perante uma situação de evidente exploração e de redução do preço do trabalho quase à mendicidade.

 

Despejos em Habitações Sociais

A Câmara afirmou que desde Abril houve mais 29 agregados "desalojados", libertando habitações para "responder" a necessidades que diariamente vão surgindo.

Os métodos e processos utilizados causam a maior estranheza e perplexidade, mas a Câmara escusou-se, também aqui, a clarificar uma matéria que tem sido no mínimo duvidosa.

A CDU vai continuar a exigir respostas e a desenvolver iniciativas no sentido do esclarecimento cabal destas matérias.

 

Contas consolidadas

A CDU votou de novo contra a proposta apresentada, uma vez que continuam a não serem tomadas medidas que há anos são preconizadas pelos técnicos.

 

CDU/Gaia

Gabinete de Imprensa

31.7.2015