27 de novembro de 2015

NI - Assembleia aprova propostas por unanimidade - 27.11.2015

UNANIMIDADE EM TORNO DA HOMENAGEM A ÁLVARO FERREIRA ALVES

 

Na sua reunião de ontem, a Assembleia Municipal aprovou por unanimidade uma Proposta de Recomendação (ver mais abaixo) apresentada pela CDU, visando que a Câmara promova uma homenagem ao insigne cidadão gaiense Álvaro Ferreira Alves, que valorize o seu percurso como médico inovador e cidadão exemplar, neste ano em que se completa o centenário do seu nascimento.

 

METRO: ASSEMBLEIA RECOMENDA AO GOVERNO A CONTINUAÇÃO DO PROJECTO

 

Na sequência de outra Proposta de Recomendação apresentada pela CDU (ver mais abaixo), viria a ser elaborada uma proposta consensual visando Recomendar ao Governo a continuação do projecto do Metro no território concelhio, concretizando a extensão da Linha Amarela até Vila d'Este e a implementação da segunda linha, ligando ao Campo Alegre, no Porto. Esta proposta viria a ser igualmente aprovada por unanimidade, facto com que a CDU se congratula.

 

 

CDU/Gaia - Gabinete de Imprensa

27.11.2015



Proposta de Recomendação

CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE ÁLVARO FERREIRA ALVES

 

Cumpre-se este ano o centenário do nascimento do médico Álvaro Ferreira Alves, falecido em 1992.

 

Médico Cirurgião pela Faculdade de Medicina do Porto, era filho do também médico Joaquim Gomes Ferreira Alves, fundador do Sanatório Marítimo do Norte e da Clínica Heliântia, tendo assumido a direção das duas instituições após o acidente mortal de seu pai em 1944.

 

Em 1966 foi designado Diretor da Unidade de Ortopedia criada no Hospital da Misericórdia de Vila Nova de Gaia em Julho de 1959, função que manteve até 1990.

 

Pioneiro da cirurgia da coluna em Portugal, é considerado um dos maiores expoentes da Cirurgia Ortopédica nacional e internacional, tendo, com Jacques Resina, desenvolvido na década de 1970 uma técnica alternativa (o chamado "Método Português") de tratamento de escolioses e cifoses, inovadora e precursora do ponto de vista da evolução histórica desta especialidade médica, publicando vários trabalhos ligados à Cirurgia Geral e à Ortopedia, tendo exercido as funções de Presidente da Sociedade Portuguesa de Ortopedia.

 

Em 1978, e enquanto Presidente da Associação do Sanatório Marítimo do Norte, doou ao Estado aquele equipamento, condicionada à integração do seu pessoal nos quadros da função pública e à utilização do espaço para instalação de equipamentos de saúde, o que apenas veio a suceder quando ali foi instalado o "Centro de Reabilitação do Norte - Dr. Ferreira Alves", assim denominado na sequência de proposta aprovada em 2010 nesta Assembleia, e que viria a iniciar o seu funcionamento em 2014.

 

Teixeira de Pascoaes dedicou-lhe dois poemas, que por terem apenas sido publicados em 1955 no quinzenário interno do Sanatório, "O Girassol", se podem considerar inéditos.

 

Honrando as tradições republicanas paternas, militou no M.U.D. e outras organizações democráticas oposicionistas como a Comissão Nacional de Defesa e Protecção aos Presos Políticos, nas campanhas eleitorais de Norton de Matos, Rui Luís Gomes e Humberto Delgado.

Figura de relevo nos meios democráticos, impôs-se sempre pela sua verticalidade e com posições inequívocas de lutador antifascista.


Após o 25 de Abril foi candidato à Assembleia Constituinte pelo MDP/CDE e mais tarde um dos fundadores da Associação Cívica "Intervenção Democrática", tendo vindo a aderir formalmente ao PCP em idade já tardia, e nessa qualidade sido eleito Deputado nesta Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia durante toda a década de 1980 (mandatos 1979-1982, 1982-1985 e 1985-1989).

 

Apesar de ter sido atribuído o seu nome ao Centro de Reabilitação do Norte e de figurar na toponímia do Porto e na do Seixal, Álvaro Ferreira Alves não teve ainda a homenagem que merece pelas suas excepcionais qualidades profissionais, cívicas e humanas, e pelo muito que deu a Gaia e ao País.

 

Assim, a Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia, reunida em 26 de Novembro de 2015, delibera:

  • Recomendar à Câmara que tome a iniciativa de promover uma homenagem ao insigne cidadão gaiense Álvaro Ferreira Alves, designadamente através de uma sessão pública que valorize o seu percurso como médico inovador e cidadão exemplar.

 

V. N. Gaia, 26.11.2015                                              

 


Proposta de Recomendação

PROLONGAMENTO DA LINHA DE METRO A VILA D'ESTE

 

A CDU sempre defendeu ser urgente a construção da Linha Amarela do Metro do Porto: foram tomadas posições públicas sobre este assunto e foram colocadas perguntas na Assembleia da República e na Assembleia Municipal.

Mas a linha foi sendo inaugurada aos soluços: S.João de Deus em 2005, prolongamento a D.João II em Maio de 2008; Santo Ovídio em Outubro de 2011.

Em Maio de 2007 foi assinado um Acordo entre o Governo e a Área Metropolitana do Porto, abdicando esta da maioria no capital e no conselho de administração, assumindo o Governo o compromisso de concretizar novas ligações, nomeadamente a conclusão a ligação a Vila d'Este e a segunda linha em Gaia.

Em 2009 anunciava-se que a extensão a Laborim e a ligação a Vila d'Este coincidiriam com a abertura das futuras instalações do Hospital Gaia/Espinho, o que estava previsto para 2014.

A CDU sempre denunciou que o processo avançava apenas ao sabor das necessidades e vantagens dos decisores, sem preocupação com as reais necessidades das populações.

Os atrasos e percalços permitiram também que ganhassem corpo diversos projectos imobiliários, sobretudo no Monte da Virgem, com aumento de capacidade construtiva a troco de cedências de terrenos para infra-estruturas (do Metro e não só).

 

Agora que se inicia a actividade de um novo Governo, importa reforçar a necessidade de avançar com este projecto estruturante que permitirá servir mais adequadamente não só os milhares de habitantes de Vila d'Este, como os utentes e trabalhadores do Hospital, além de contribuir para a melhoria das urbanizações servidas.

 

Assim, a Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia, reunida em 26 de Novembro de 2015, delibera Recomendar ao Governo a concretização do projecto de extensão da Linha Amarela do Metro do Porto até Vila d'Este.

 

V. N. Gaia, 26.11.2015                                              

 



--
CDU/Gaia
Rua Oliveira e Silva, 122
4400-236 Vila Nova de Gaia
Tel. 223794345
www.facebook.com/cdugaia
www.cdugaia.org
geral@cdugaia.org



--
CDU/Gaia
Rua Oliveira e Silva, 122
4400-236 Vila Nova de Gaia
Tel. 223794345
www.facebook.com/cdugaia
www.cdugaia.org
geral@cdugaia.org