A luta continua na CaetanoBus e na Groz-Beckert!
Com os trabalhadores da CaetanoBus e da Groz-Beckert, em Vila Nova de Gaia, apoiando a sua luta persistente por melhores salários, contra a discriminação, por melhores condições de vida e de trabalho, esteve no dia 14, terça-feira, o secretário-geral da CGTP-IN. As greves vão continuar, organizadas pelo SITE Norte.
Logo na quinta-feira, dia 16, os trabalhadores destas duas importantes unidades industriais voltaram a fazer greve, por uma hora, concentrando-se no exterior das instalações.
CaetanoBus
Na CaetanoBus, no dia 14, os trabalhadores deslocaram-se, em manifestação, entre os dois principais acessos à sede da empresa e do Grupo Salvador Caetano. Nesse dia foi reafirmada a determinação de continuar a luta, confirmando as acções agendadas para dias 16, 22, 28 e 30 deste mês.
Depois do período de férias, os trabalhadores da CaetanoBus vão retomar a luta, até que a administração responda positivamente à reclamação de aumento dos salários para todos os trabalhadores sem discriminações.
Muitos trabalhadores, que recebem salários próximos do valor do salário mínimo, não foram aumentados este ano ou tiveram «aumentos» de cinquenta cêntimos.
Groz-Beckert
O pessoal da Groz-Beckert persiste em exigir da administração uma justa actualização salarial e respostas a outras matérias do caderno reivindicativo.
Nesta fábrica de equipamentos para a indústria têxtil, os trabalhadores aprovaram, em plenário, a continuação de uma hora de greve, todas as sextas-feiras, até ao fim de agosto. Depois, em plenário, será analisada a situação e serão tomadas decisões sobre eventuais acções a levar a cabo, para que a administração responda de modo favorável às reivindicações apresentadas.
Greves na Caetanobus por aumentos justos
Os trabalhadores da Caetanobus decidiram dar continuidade à luta contra a exploração e o empobrecimento na empresa, iniciando hoje uma série de greves de uma hora, por aumentos salariais sem discriminação e que reponham poder de compra. Neste primeiro dia, tem lugar uma concentração no principal acesso à sede da Caetanobus e do Grupo Salvador Caetano, informou o SITE Norte.
17.5.2016
A administração da Caetanobus continua indiferente à reivindicação, o que levou os trabalhadores a retomarem a luta.
O calendário aprovado prolonga-se até ao fim do mês:
- dia 17, das 10h30 às 11h30
- dia 19, das 14h30 às 15h30
- dia 24, das 10h30 às 11h30
- dia 25, das 14h30 às 15h30
- dia 31, das 10h30 às 11h30.
Greve na Caetanobus por aumentos para todos
Os trabalhadores da Caetanobus fizeram greve esta segunda-feira à tarde, por uma hora, e concentraram-se frente à sede da empresa e do Grupo Salvador Caetano, em Vila Nova de Gaia, para publicamente denunciarem a discriminação salarial e exigirem os aumentos salariais a que têm direito, num protesto apoiado pelo SITE Norte.
A empresa, em clara violação da lei e do princípio da igualdade, atribuiu aumentos salariais aos trabalhadores dos escritórios e às chefias, e, em clara represália, não atribuiu qualquer aumento de salário aos trabalhadores da produção, por estes fazerem greve e reclamarem a aplicação dos seus direitos.
Contra esta acção persecutória, os trabalhadores agora em luta prometem continuar a reclamar os seus direitos, com a continuação das lutas, até que a Caetanobus dê provimento à sua reivindicação.