14 de julho de 2016

Nota de Imprensa PCP/Gaia - Levar o Metro a Vila D'Este, com urgência - 13.7.2016

Honrando um compromisso eleitoral, o Grupo Parlamentar do PCP apresentou na Assembleia da República um Projecto de Resolução para o desenvolvimento do Metro do Porto, reclamando medidas imediatas para a concretização da ligação à Trofa (a quem o comboio foi retirado em 2002), assim como o prolongamento das linhas do metro até Valbom (Gondomar) e Vila d'Este (Vila Nova de Gaia).

No caso desta última ligação, até Vila D`Este, tal significa garantir a mobilidade para as mais de 17.000 pessoas que vivem nesta zona da freguesia de Vilar de Andorinho, bem como servir adequadamente os milhares de pessoas que se deslocam, diariamente, ao Centro Hospitalar de Gaia/Espinho. Uma medida obra indispensável para a melhoria da qualidade de vida da população, para garantir melhor mobilidade de quem vive e trabalha no concelho.

O prolongamento da linha de Metro é uma necessidade urgente, sentida e reclamada pelas populações, como aliás comprova a recente iniciativa das comissões de utentes que recolheu centenas de assinaturas nesse sentido. O PCP sempre acompanhou este assunto e tem estado solidariamente presente junto das populações que tanto têm reivindicado, que tanto demonstraram a indignação sentida pela profunda injustiça que têm sido alvo, e que tanto tem lutado pela construção deste prolongamento da rede do Metro do Porto.

No passado dia 7 de Julho, a Assembleia da República votou o Projecto de Resolução apresentado pelo PCP, tendo-o aprovado por unanimidade. Fica agora o governo responsabilizado por tomar "as medidas necessárias para a planificação que conduza ao prolongamento da Linha D (Amarela) até Vila D'Este (Vila Nova de Gaia)."

Tratou-se de uma evolução extraordinária das posições assumidas em relação a proposta similar apresentada pelo PCP no ano passado, seja por parte do PS (que se abstivera) seja por parte de PSD e CDS (que haviam votado contra).

Esta Resolução não é contra ninguém, mas a favor das populações que continuam mal servidas. Não impede que outras linhas sejam igualmente consideradas se existir financiamento adequado. Mas é de elementar justiça que estes três prolongamentos sejam considerados prioritários.

Nesta longa batalha contra as injustiças e as desigualdades, pelo desenvolvimento sustentado do país, a população de Vila Nova de Gaia pode, como sempre, contar com o PCP na defesa dos seus direitos, na luta por melhores condições de vida.

 

P´la Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do Partido Comunista Português

13 de Julho de 2016