23 de janeiro de 2017

Nota de Imprensa / PCP V.N. Gaia - 2ª fase da Campanha «Mais direitos, mais futuro. Não à precariedade» - 23.01.2017

Amanhã, o PCP dará início, no Concelho de Vila Nova de Gaia, à segunda fase da campanha «Mais direitos, mais futuro. Não à precariedade».


Durante a primeira fase da campanha foram desenvolvidas várias acções em largas dezenas de empresas e locais de trabalho do nosso Concelho, onde se contactaram milhares de trabalhadores, ouvindo os seus problemas e reivindicações. A precariedade, o desemprego e as suas consequências concretas na vida dos trabalhadores estiveram na ordem do dia, bem como o combate e luta pela sua resolução.


Durante este período, e em resultado dos contributos adquiridos durante os milhares de contactos estabelecidos com os trabalhadores, o PCP, a nível nacional, tomou a iniciativa de apresentar diversas propostas legislativas nomeadamente o Plano Nacional de Combate à Precariedade, um projecto de lei de limitação do recurso ao trabalho temporário, bem como várias propostas para o OE de 2017, das quais destacamos a aprovação do início da vinculação efectiva de trabalhadores precários da Administração Pública.


Nesta segunda fase da campanha o PCP procurará dar a conhecer aos trabalhadores as propostas para a resolução do flagelo da precariedade. Reforçar a ideia de que há alternativa à precariedade e à instabilidade, que não é possível existir desenvolvimento económico e social, enquanto centenas de milhares de trabalhadores viverem com salários miseráveis, vínculos temporários, condições de permanente instabilidade.


A campanha decorrerá até Maio e contará com diferentes elementos de apoio às acções e iniciativas, com um primeiro documento sob o lema «Se fazes falta todos os dias por que razão o teu contrato é precário?», seguindo-se outras edições específicas como é exemplo um relativo ao trabalho temporário e prestação de serviços. Para além destes elementos, este período será também marcado pela edição de vários comunicados e boletins de empresas e locais de trabalho.


Reforçar a luta contra a precariedade é reforçar a luta em cada empresa pelos problemas concretos dos trabalhadores, exigir salários dignos e vínculos efectivos para postos de trabalho permanentes.


Para amanhã, estão já marcadas acções nas cinco seguintes empresas:


  • 07h15-8h00
    Cotesi
    Companhia de Têxteis Sintéticos, S.A.
    Av. do Mosteiro de Grijó, 486, 4415 Vila Nova de Gaia

  • 12h00-14h00
    VOX – Organização Industrial Gráfica
    Rua dos Terços, 353, Zona Industrial dos Terços, 4410-236 Vila Nova de Gaia

  • 15h30-17h15
    R T E
    Pinturas e Montagens Industriais Lda.
    Rua Dr Francisco Castro, Serzedo

  • 19h00-20h30
    SULDOURO

    Rua Água da Sombra, 650, Vilar de Andorinho

  • 23h00-00h00
    BA VIDRO, S.A.
    Avenida Vasco da Gama, 8001, 4434-508 Avintes

 

Para qualquer esclarecimento:  933 147 534

 

A Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do Partido Comunista Português