6 de novembro de 2007

Gaia discriminada pelo Governo - Texto de IF

Já não bastavam os problemas do excessivo endividamento municipal, com juros muito elevados, envolvendo valores superiores a cinco milhões de euros anuais, tornando ainda mais escassas as verbas que restam para dar resposta às enormes carências em equipamentos sociais, para travar a degradação crescente de ruas e passeios onde existem, para melhorar as condições de habitabilidade da população de muitas zonas da generalidade das Freguesias, incluindo no centro, no litoral e no interior do concelho de Vila Nova de Gaia, como foi salientado no Encontro autárquico que a CDU realizou, no passado fim de semana, para fazer o balanço de metade do mandato e perspectivar o trabalho futuro.
Também no PIDDAC para 2008, podemos verificar que o Governo propõe um corte significativo do investimento público em Gaia. Comparando com os valores de 2007, há uma redução superior a 42%.
Analisando o valor global inscrito, verificamos que o prolongamento da linha de metro até S.to Ovídio absorve mais de 93% do investimento previsto. Assim, o que resta são apenas alguns milhares de euros para fazer projectos e concluir algumas obras iniciadas. Até o Centro de Saúde de Vilar de Andorinho é adiado, com uma verba inscrita inferior à que estava prevista para 2007. Como até agora nada foi feito, isto significa que há novo adiamento, apesar da urgência na sua construção. É inadmissível!
Por isso, como referi na reunião da Câmara Municipal, a CDU, além de protestar contra esta situação, o que aliás, foi apoiado pela maioria do executivo, considera urgente reivindicar novos investimentos, designadamente nas seguintes áreas: melhoria dos Centros de Saúde existentes, novas unidades e novas valências; construção das escolas EB 2/3 de Canidelo/Madalena e de Serzedo e melhoria de outras; construção de Centros de Dia e de Lares para idosos; reabilitação da urbanização de Vila d'Este; recuperação do Centro Histórico; preservação e valorização da Serra de Negrelos/Canelas; instalações para forças de segurança, etc.
O Grupo Parlamentar do PCP irá apresentar um conjunto de propostas que permitam dar resposta positiva a estes investimentos. Estaremos atentos ao comportamento das outras forças políticas na Assembleia da República.
Ilda Figueiredo
Vereadora da CDU na CMG