29 de julho de 2009

NI - Vila d'Este: já não há mais desculpas! A requalificação tem de avançar! - 29.7.2009

Uma comitiva da CDU, integrando a Vereadora Ilda Figueiredo, o Deputado do PCP na AR Honório Novo, o Deputado Municipal Carlos Salgueiral, e o membro da Assembleia de Freguesia, José Soares, esteve hoje em Vila d'Este, em contacto com a população e com as Associações de Moradores e de Proprietários.

Foi dada a conhecer, em primeira mão, a resposta, ontem recebida do Ministério do Ambiente, a um Requerimento apresentado pelo Deputado Honório Novo sobre a razão dos atrasos nas obras de requalificação desta populosa urbanização: confirma-se que já não há mais desculpas e que os atrasos foram artificiais!

Com efeito, desde 2006 que os regulamentos comunitários permitem financiar as obras de que Vila d'Este tanto necessita. Em 2007, e como na altura foi tornado público, a Vereadora Ilda Figueiredo, na qualidade de Deputada do PCP no Parlamento Europeu, apresentou um Requerimento à Comissão Europeia sobre as possibilidades de financiamento comunitário para as obras de Vila d'Este, tendo sido respondido que podiam ser utilizados dois programas distintos.

Face a isto, a Câmara Municipal de Gaia apresentou um projecto, cuja primeira fase foi aprovada e deveria ter-se iniciado em Maio passado; contudo, no último momento surgiram "dúvidas" e "interpretações" que, objectivamente, apenas serviram para atrasar o processo, uma atitude que a resposta governamental agora conhecida demonstra ter sido irresponsável e desnecessária.

Já não há, pois, mais desculpas nem para a Câmara, nem para o Governo: a requalificação de Vila d'Este deve avançar de imediato!



CDU APOIA MORADORES

No contacto com a Associação de Moradores de Vila d'Este, a Vereadora Ilda Figueiredo comprometeu-se a exigir novamente, na Câmara Municipal, que esta promova, como é seu dever, a requalificação dos espaços públicos da Urbanização, muito degradados, e que nalguns pontos apresentam situações de potencial gravidade e risco de ruína que importa impedir de imediato, pelo que irá apresentar Requerimentos exigindo actuação pronta nestas matérias.

Por outro lado, na reunião com a Associação de Proprietários de Vila d'Este o respectivo Presidente deu a conhecer as 5 principais áreas em que pretendem intervir e para o que contarão com o apoio da CDU:além da reabilitação, também a pobreza infantil (candidatura ao programa PARES; neste momento a Associação apoia directamente 378 famílias carenciadas, num total de 1200 pessoas, das quais 409 crianças); desemprego (na Urbanização regista-se uma preocupante taxa de 23%, problema que tem de ter apoio governamental para a sua resolução); inclusão social (urge combater o elevado nível de insucesso escolar, entre 15 e 18%); e o problema da mobilidade (questões do Metro e do conflito STCP/privados, e ainda a linha da STCP para a Boavista via Arrábida).

A propósito desta última questão, o Deputado Honório Novo referiu a resposta governamental a um outro requerimento apresentado pelo PCP, que confirma a possibilidade de a STCP iniciar de imediato a exploração da nova linha para a Boavista, estranhando que tal ainda não tenha ocorrido, pelo que irá questionar de novo o Governo sobre a matéria.

Igualmente se comprometeu a fazer novas diligências sobre as restantes questões colocadas, do maior interesse para a população abrangida.

Na reunião havida, ocorreu ainda a circunstância de ter sido resolvida de imediato uma carência que a Associação revelou: necessidade urgente de equipamentos para a prestação, em Agosto, de um serviço à população no campo da saúde.

A CDU continuará, como sempre tem feito, a apoiar a população de Vila d'Este.

CDU/Gaia
Gabinete de Imprensa

Veja aqui as Perguntas dos deputados do PCP e as respostas do Governo.