4 de maio de 2011

NI CDU/Gaia - Apresentação do Manifesto Eleitoral da CDU – 4.5.2011

Realizou-se hoje, numa sessão pública no Gaia Hotel, a apresentação do Manifesto Eleitoral da CDU/Porto às próximas eleições legislativas.

Usaram da palavra Paula Batista, terceira candidata da lista da CDU, Júlio Sá, candidato do PEV, e finalmente Honório Novo, primeiro candidato, a quem coube a apresentação do conjunto de propostas e orientações políticas consideradas prioritárias para o distrito do Porto e que constituem o compromisso distrital dos candidatos da CDU.

manifesto

Honório Novo começou por fazer um breve balanço da actividade parlamentar durante a legislatura que agora termina, num exercício que como disse «Há quem não goste de fazer, há quem fuja deles [dos balanços] como o “diabo da cruz”».

Salientando que os eleitos da CDU não trabalham para a estatística, procurando antes responder pela qualidade do seu trabalho, referiu a forma como apresentaram mais de 366 iniciativas legislativas (41 Apreciações, 137 Projectos de Resolução e 188 Projectos de lei), tendo mesmo sido a CDU quem mais iniciativas apresentou para melhorar ou criar nova legislação.

Honório Novo destacou as quase quarenta propostas feitas para reforço das verbas do PIDDAC no distrito do Porto, as mais de 620 perguntas feitas ao Governo, das quais 379 sobre questões e problemas concretos do distrito do Porto, bem como os trinta e dois “mandatos abertos” e visitas e as mais de seis dezenas de audiências e encontros que durante estes dezoito meses foram efectuadas pelos dois deputados da CDU no Porto.

O Manifesto dos candidatos da CDU pelo círculo do Porto às eleições legislativas de 2011, disse Honório Novo, “não pode ser desligado do contexto distrital nem dos objectivos centrais propostos pelas forças que compõem a CDU” assentando portanto em cinco áreas de intervenção prioritárias:

  1. A Valorização dos salários, o combate às discriminações e desigualdades, a defesa do trabalho com direitos e a garantia de justiça social
  2. Reforçar a produção nacional, aumentar o investimento público e promover o desenvolvimento económico e a coesão territorial
  3. Saúde, educação formação e cultura – combater as privatizações. Por serviços públicos de qualidade
  4. Por mais e melhores transportes e acessibilidades
  5. Por um ambiente e um desenvolvimento sustentável.

Cada um destes eixos fundamentais contando com um conjunto vasto de propostas concretas.

Apresentada a base essencial da intervenção política da CDU no distrito, Honório Novo terminou a sua intervenção afirmando que “a batalha pelo progresso e pelo desenvolvimento do nosso País e do nosso Distrito, lutando por uma alternativa política que não se deixe submeter nem subjugar às imposições do FMI, do BCE e da União Europeia” é uma luta difícil mas meritória.

Luta essa que a CDU, contando com o empenho, vontade e capacidade de resistir e de transformar dos seus apoiantes, será capaz de vencer, levando até ao voto na CDU mais portuguesas e mais portugueses, por uma política patriótica e de esquerda em Portugal. 

Veja o texto integral do Manifesto aqui e a intervenção de Honório Novo aqui. Acompanhe a evolução em www.cdu.pt.