20 de julho de 2012

NI - PCP/Gaia - PCP contra o encerramento de Urgências no Hospital Santos SIlva - 19.07.2012


Pela construção do novo Hospital de Gaia

Em defesa do Serviço Nacional de Saúde

 



As conclusões do estudo de supostos onze peritos, encomendado pelo Ministério da Saúde, propõem o fecho de 16 urgências no Pais e a desqualificação de um conjunto de outras.



O Ministério da Saúde abre portas à concretização destas conclusões que parecem assentar como uma luva nos critérios minimalistas de serviço público que este Governo, conjuntamente com a TROIKA estrangeira (que de facto nos governa) defendem.



Os serviços de urgência do Hospital Santos Silva estão em perigo.



Estes serviços servem uma população de mais de 330 mil utentes, entre o Distrito do Porto e o Distrito de Aveiro, isto já fruto de anteriores encerramentos e concentrações de serviços. Nos últimos meses, de forma o mais silenciosa possível, as urgências do Hospital Santos Silva foram amputadas de diversas especialidades, quer diminuindo o seu horário de funcionamento (algumas apenas até às 20h), quer pelo seu puro desaparecimento.



Por outro lado, os critérios de contenção de custos roçam o absurdo, quando se fala de saúde e de urgências em particular. Serviços a rebentarem pelas costuras, falta de material do mais básico para as necessidades, muitas vezes imediatas, fortes condicionamentos na realização de exames diversos, falta de material que se estende até aos serviços administrativos.



Paralelamente, os cuidados de saúde primários vão sofrendo igual ataque, não colocação de pessoal, horários de funcionamento mais restritos ou pura e simplesmente encerramento de Centros de Saúde ou de Unidades de Saúde Familiar (ameaça que paira sobre vários em Vila Nova de Gaia).



O direito a cuidados de saúde para todos e com qualidade é ainda fortemente atacado com a imputação de custos acrescidos aos doentes, quer por via das taxas moderadoras, quer por via da diminuição de comparticipações e do aumento brutal do preço dos medicamentos. Quantas e quantas pessoas escolhem entre o medicamento ou a comida e deixam de ir à consulta ou ao Hospital porque não possuem meios para pagar?



A construção do novo Hospital para Vila Nova de Gaia é uma urgência para o imediato. Ao longo de anos, PSD, CDS e PS jogam com esta promessa, dando cambalhotas na sua posição consoante, alternam no estatuto de Governo ou oposição. São eles os responsáveis pelo estado caótico deste Hospital (que vai prestando ainda um bom serviço graças ao empenho dos seus profissionais), e pelo adiamento sem prazo da construção de uma nova estrutura Hospitalar.



A despromoção de urgência polivalente a urgência médico-cirúrgica deste Hospital é inadmissível, e levará a mais encerramentos de serviços, a uma concentração sem nexo nem viabilidade de doentes no Hospital de São João.



Mas é inaceitável ainda porque o encerramento de valências neste Hospital é acompanhado pela abertura das mesmas em Hospitais Privados, o que demonstra claramente que a política para a saúde deste e anteriores Governos é a de favorecimento aos grandes grupos económicos e a criação de um sistema de saúde de qualidade para ricos e de miséria para os trabalhadores e o Povo.



A Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP considera que mais encerramentos de serviços são inaceitáveis, e convoca uma Marcha de Protesto para o próximo dia 28 de Julho (Sábado) pelas 15h, com concentração na Rotunda de Sto. Ovídeo e desfile até à Câmara Municipal.



Uma acção, que protestando contra a despromoção do serviço de urgências do Santos Silva, procura ser também um momento de luta e esclarecimento contra os fortes ataques ao Sistema Nacional de Saúde, de exigência da reabertura dos serviços até agora encerrados e pela construção do novo Hospital há tantos anos prometido.



O PCP de Gaia apela assim à população que se junte a este momento de resistência, indignação e protesto!





Vila Nova de Gaia, 19 de Julho de 2012

a Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP