16 de outubro de 2012

NI - PCP/Gaia - Mandato Aberto sobre Pobreza e Exclusão Social - 16.10.2012

Visita ao Centro Paroquial e Social de V. Andorinho

Integrada num Mandato Aberto Regional sobre Pobreza e Exclusão Social, uma delegação do PCP que incluiu a deputada Lurdes Monteiro, Ilda Figueiredo, João Tiago (eleito na Assembleia de Freguesia de Vilar de Andorinho) e João Pires, visitou ontem o Centro Paroquial e Social de Vilar de Andorinho, localizado na Vila D’Este.

Neste encontro, a delegação do PCP visitou as instalações da referida instituição, nomeadamente a sua loja solidária, e conheceu o projecto “Sopa com Coração” que esta associação realizou até ao início do corrente ano e que pretende retomar num futuro breve. Conheceu ainda o sonho e projecto desta Instituição, que pretende construir valências de apoio à população na zona do Balteiro, sendo que são instalações com terreno e projecto, mas sem financiamento.

A Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP expressa aqui a sua solidariedade e valorização pelo trabalho desenvolvido por esta associação que, desinteressadamente, com uma forte componente solidária e de cooperação, tenta dar resposta, na medida das suas possibilidades, a carências mais básicas das famílias de Vila D’Este.

A ausência de apoios a instituições como esta, com projectos e trabalho efectivo de relevo para a comunidade, é mais um elemento da injusta repartição de rendimento e de prioridades dos responsáveis políticos do País e do Concelho. O PCP irá questionar o Governo sobre a ausência de apoios a esta instituição e aos seus projectos.

A Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP chama a atenção para a situação de emergência social em Gaia, com níveis de desemprego dramáticos e com uma generalização da pobreza e exclusão social.

Apela ainda à população que engrosse o caudal de luta que por todo o país vai crescendo, na rejeição das opções políticas deste Governo, na exigência de um novo rumo e uma nova política, ao serviço dos trabalhadores e do povo.

Vila Nova de Gaia, 16 de Outubro de 2012

a Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP

(Lurdes Monteiro, deputada do PCP)