9 de outubro de 2012

NI PCP/Gaia - Sucesso estrondoso da Greve na Barbosa e Almeida pela negociação do Acordo de Empresa–9.10.2012

Nos passados dias 4 e 5 de Outubro, os trabalhadores do quadro da Barbosa e Almeida cumpriram uma jornada de luta, juntando-se a uma Greve marcada pela Federação de Sindicatos da Indústria Vidreira para todo o território nacional. Com adesões entre 90% e 100% (com 90% de adesão na unidade de Avintes), esta Greve foi pautada pela solidariedade entre quase todos os trabalhadores e entreajuda na formação dos piquetes de Greve. Reivindicando a não redução do valor das horas extra e das horas de trabalho aos feriados, bem como a denúncia dos entraves à negociação do Acordo de Empresa, os trabalhadores deram um forte sinal à Administração que não abdicam da luta pelo trabalho com direitos e recusam a usurpação dos salários para engrossar os lucros deste grupo.

a

O PCP esteve junto dos trabalhadores durante o piquete de Greve, mostrando a solidariedade e o incentivo à necessidade da luta contra esta política de direita, que empurra o país para um abismo ao qual ninguém pode ficar indiferente. Com a presença do deputado pelo PCP na Assembleia da República, Honório Novo, e de outros militantes do concelho de Vila Nova de Gaia, fica claro que esta proximidade reflete a profunda preocupação do PCP com os trabalhadores e a população, os seus problemas, as suas dificuldades.

b

A arrogância de uma Administração que impediu os representantes sindicais e dos trabalhadores de entrarem nas instalações, constitui uma grave infracção e conduzirá a uma queixa à Autoridade para as Condições de Trabalho, conforme foi testemunhado pelos trabalhadores e militantes comunistas.

O PCP reafirma o seu apoio e confiança na luta levada a cabo por estes trabalhadores, na defesa dos seus salários e dos seus direitos laborais.

Vila Nova de Gaia, 09 de Outubro de 2012

a Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP