18 de março de 2013

NI - CDU/Gaia - A confiança desfilou nas ruas de Gaia - 18.03.2013

Decorreu no passado sábado, dia 16 de Março, a Marcha promovida pela CDU/Gaia, afirmação inequívoca de uma alternativa para o concelho, um projecto de ruptura com as actuais políticas, transparente e ao serviço da população de Gaia.

A marcha contou com centenas de pessoas que, desfilando da Rotunda de Sto. Ovídeo até à Câmara Municipal, deram voz a uma vontade de mudança, exigindo a construção efectiva do novo Centro Hospitalar de Gaia (prometido há mais de dez anos), o prolongamento da linha do metro até à Vila D’Este, mais emprego e emprego com direitos, mais apoio a associações culturais e desportivas. Foi uma marcha que defendeu os serviços públicos e de proximidade, as 24 freguesias, uma acção social que chegue, de facto, às famílias carenciadas, não se ficando só pela propaganda de tarifários sociais. Uma Marcha que denuncia uma taxa de desemprego superior a 22% e que identifica os responsáveis pela gravidade da actual situação social em Gaia.

Uma Marcha que deu corpo também a uma clara recusa das políticas seguidas por este Executivo Camarário, em tudo semelhantes às escolhas de classe de um Governo que está destruir o povo e o país, e com quem partilham a cor política e as práticas governativas – iguais em Gaia e no país.


Este é um Executivo que se demite das suas responsabilidades de governar para a população de Gaia quando vota favoravelmente à extinção das freguesias, quando concorda com o fim de serviços públicos e de proximidade, quando fica calado e inactivo perante os sucessivos despedimentos e encerramentos de empresas no concelho, quando dá o aval à implementação de mega-agrupamentos escolares, mesmo sabendo que tal significará mais desemprego e menos ensino.

É um Executivo que defende interesses opostos aos dos Gaienses quando escolhe construir teleféricos, marinas e parcometrar ruas e ruas pelo concelho, sem que invista esse mesmo esforço no melhoramento da rede escolar, no apoio a colectividades, na recuperação e melhoria da rede viária, na promoção da mobilidade.



É um Executivo que se mostra cego aos alarmes sociais quando negligencia as urbanizações camarárias e os seus moradores, quando implementa sucessivas taxas municipais, quando renega as suas responsabilidades e ignora o desemprego e pobreza alastrantes, quando continua subserviente às grandes cadeias de distribuição, pouco se importando que tal arruíne o comércio tradicional.

Este não é um Executivo que sirva Gaia, que sirva a Gaia, nem à sua população.
Chegou ao fim o tempo do ilusionismo, da cosmética e dos compadrios. É altura de dizer basta a um Governo e Executivo Camarário PSD/CDS e a um PS cúmplice e conivente em manobras de faz-de-conta.

É urgente romper com todas políticas que têm conduzido Gaia e o país a uma situação ruinosa.

No dia 16 de Março, a confiança desfilou pelas ruas de Gaia, com a força, a determinação e a vontade de construir uma alternativa. Uma alternativa fundamentada num projecto comprometido com a luta e a defesa dos direitos dos trabalhadores e da população, com a satisfação das suas necessidades e aspirações.

Um projecto de confiança, ao serviço do povo de Gaia, conduzido com honestidade e competência.


Vila Nova de Gaia, 18 de Março de 2013
CDU/GAIA