6 de novembro de 2014

NI - A Saúde é um direito - 6.11.2014

A Saúde é um direito

A situação da saúde no Concelho de V N Gaia é preocupante. Há Centros de Saúde que são encerrados/deslocalizados, há utentes sem médico de família, há deslocalizações de farmácias, colocando em risco os gaienses afetados por estas situações.

Como foi então noticiado, há algum tempo a Farmácia que existia na zona ribeirinha da freguesia da Afurada encerrou, causando grandes transtornos aos Afuradenses, que exigiam uma solução.

Entretanto surgiu, dentro de um centro comercial, um novo estabelecimento de grandes dimensões que inclui a valência de Farmácia, aparentemente por ter adquirido o alvará da que encerrara.

Atendendo a que tal operação só se poderia realizar com a anuência da autarquia, a CDU interpelou a Câmara sobre a matéria, perguntando-se, em concreto,

  1. Tem a Câmara conhecimento da venda do Alvará da encerrada Farmácia da Afurada? E em caso afirmativo, quando?
  2. Deu a Câmara algum Parecer no que respeita à alteração de localização que possibilitou a abertura da "Farmácia Gaia Jardim" no centro comercial com o mesmo nome?
  3. De que forma vai a Câmara atuar para possibilitar aos moradores de S.Pedro da Afurada um acesso rápido e eficiente a uma Farmácia?
Até ao momento, a Câmara nada respondeu.


Por outro lado, em Vilar de Andorinho houve notícia de que os utentes do Posto de Saúde local iriam ser "deslocados" para outro local, que não foi identificado., nem esclarecidas as causas de tal ação.

Assim, a CDU requereu ser informada cabalmente sobre os contornos desta grave questão.

Continuaremos a defender o Direito à Saúde dos gaienses.

CDU Gaia