3 de dezembro de 2007

Nota de Imprensa - Sobre visitas da CDU - 3.12.2007

Do conjunto de visitas recentemente realizadas pela CDU, com a participação da Vereadora Ilda Figueiredo, destacam-se as seguintes questões, que irão ter tratamento adequado nas reuniões da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e no Parlamento Europeu:

ESCOLAS
Mantêm-se graves carências de equipamentos, incluindo ausência de amplos espaços cobertos para recreio das crianças e actividades diversas, a falta de cantinas e a manutenção de aulas em pré-fabricados com coberturas em fibrocimento e com algum amianto. Entre os exemplos mais graves, contam-se escolas em Grijó, Perosinho, Olival e Pedroso.
URBANISMO
Na Avenida da Igreja, em Arcozelo, regista-se uma forte contestação da população contra o facto de, devido às obras de construção de um supermercado "Pingo Doce", ter sido ocupada cerca de metade de uma faixa de rodagem da referida Avenida, com a construção de um passeio com cerca de 4 metros, o que dificulta a fluidez do trânsito numa zona em que este é intenso, situação que tenderá a agravar-se com a abertura do referido estabelecimento.

Igualmente foram causadas anomalias nas condutas de águas pluviais.
BARBOSA & ALMEIDA
Esta empresa vidreira sediada em Avintes tem vindo a receber fundos públicos, incluindo da União Europeia, e outros apoios e benefícios fiscais para investimentos e criação de postos de trabalho, o que não acontece.
Pelo contrário, neste momento registam-se pressões sobre os trabalhadores efectivos para a rescisão dos respectivos contratos de trabalho, visando a sua substituição por trabalhadores precários, com salários muito inferiores.
A CDU vai exigir respostas para o incumprimento dos compromissos assumidos pela Empresa e pelas suas atitudes no sentido da precarização dos vínculos com os seus trabalhadores.
MOSTEIRO DE GRIJÓ
Ilda Figueiredo, já na sua qualidade de Deputada do PCP ao Parlamento Europeu, deslocou-se ao Mosteiro de Grijó, constatando a necessidade de concluir as obras de reabilitação que estão ali a ser levadas a efeito pelo IPPAR com apoios comunitários, através do Plano Operacional da Cultura. Irá assim questionar a Comissão Europeia visando obter informação sobre os motivos dos atrasos que se verificam.
Igualmente colocará, nesse âmbito, um conjunto de questões relativas aos apoios concedidos à empresa "Barbosa & Almeida".

V N de Gaia, 3 de Dezembro de 2007
Comissão Coordenadora da CDU/Gaia
Gabinete de Imprensa