6 de julho de 2010

Nota de Imprensa do PCP/Gaia: O futuro de Portugal está a ser comprometido - 6.7.2010

O Futuro de Portugal está a ser comprometido
Basta!
É preciso Agir!
A Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP, reunida a 5 de Julho, considera útil tornar público o seguinte:
Face ao quadro de agravamento da situação social, o aumento do desemprego, o aumento de preços (fruto do aumento do IVA), que em alguns bens essenciais atingirá os 20%, o roubo dos salários (a contenção salarial, o aumento do IRS), o corte no investimento público, a degradação dos serviços públicos e das funções sociais do Estado, a tentativa de impor sacrifícios aos trabalhadores e ao Povo, para preservar no essencial os lucros e benesses dos poderosos.

Face à injustiça que representa o apertar do cinto, do outro lado da balança estão os 5,5 milhões de euros de lucros por dia só dos principais bancos Portugueses, os mais de 16 milhões de euros de capitais Portugueses em paraísos fiscais, os mais de 1,6 milhões de euros de benefícios fiscais para o grande capital, que estão aprovados no orçamento de estado para 2010, os 32 mil milhões de euros que os principais grupos económicos Portugueses acumularam entre 2004 e 2009.

Milhões e milhões são dados à banca e ao capital financeiro aos primeiros sinais de dificuldades.

A Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP considera que a luta organizada dos trabalhadores e do Povo é a condição fundamental para a interrupção deste rumo político.
A situação que vivemos não é uma fatalidade, é pelo contrário, o acentuar das opções políticas que conduziram o País ao actual estado social e económico.

O PCP apela à confiança na luta, à não resignação, à confiança num Portugal melhor, possível com o aumento dos salários e pensões, com a defesa da produção nacional (nomeadamente com a substituição das importações e apoios às Pequenas e Médias Empresas), com o reforço do investimento público e dos serviços públicos, com a imposição de uma taxa de 25% sobre os lucros da banca, com o alargamento das prestações sociais, designadamente do subsídio de desemprego, com o controlo público dos sectores estratégicos da economia – banca, energia, transportes, comunicações, seguros, com a eliminação dos benefícios fiscais para o grande capital, com a aplicação de um imposto sobre as mais valias na bolsa e a eliminação dos benefícios concedidos aos off-shores.

Portugal não é um país pobre. Os sacrifícios não são para todos. É necessária uma melhor distribuição da riqueza gerada, é necessário afrontar os interesses dos grandes e poderosos, é necessária uma política alternativa ao serviço dos trabalhadores e do Povo.

A Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP, apela à mobilização dos trabalhadores, dos trabalhadores em situação de desemprego, dos reformados e pensionistas, de todos os que sofrem com estas políticas, que se associem à manifestação da CGTP-IN no próximo dia 8.

A luta, esta e outras, como é o caso da luta contra a introdução de portagens nas SCUTs, não “é arruaça”, como afirmou o Presidente da Câmara, mas um protesto legítimo. Só quem se dá mal com as conquistas de Abril a pode classificar assim, só quem está comprometido com este rumo político, com estas opções, com este compadrio, com este jogo de lugares e compromissos entre público e privado, a pode classificar assim.

O PCP, compromete-se e mobilizará para a luta. Fez no passado, faz no presente, fará no futuro. Em Gaia como no País, os trabalhadores e o Povo podem contar com o PCP!