13 de julho de 2010

Nota de Imprensa - Eleitos Municipais da CDU visitam Canidelo- Grave atentado ambiental junto a ETAR da Madalena - 12.7.2010

Uma delegação da CDU, que integrava os Eleitos municipais da CDU Jorge Sarabando e Paula Batista, e o eleito na Assembleia de Freguesia de Canidelo Hermínio Ribeiro, visitou, Sexta-feira (dia 9), a convite dos moradores, a zona poente da ETAR da Madalena.
A delegação pôde verificar no local as deficiências do sistema de saneamento, onde em época de chuvas os colectores frequentemente rebentam, deixando as águas sujas correr a céu aberto que depois criam lamas imundas.
O resultado são cheiros fétidos e vagas de insectos, ratos e outros animais perigosos que fazem da vida das populações um calvário.
Acresce ainda que a Ribeira de Canide sofre frequentemente descargas de detritos que a poluem.
Recorde-se que os moradores da Travessa do Agro tiveram que comparticipar com 50 contos (moeda da época) para terem saneamento.
Por outro lado, toda a encosta da ETAR da Madalena carece de limpeza de forma a minorar os problemas existentes.
A CDU pode ainda constatar que alguns moradores tentam vender os seus terrenos e existem habitações abandonadas por ninguém querer morar em tal local.
Ficou claro que esta grave situação constitui não apenas um problema ambiental mas também de saúde pública.
Por isso, a CDU, que já levou o problema à Assembleia de Freguesia de Canidelo, apresentará um requerimento à Câmara Municipal, bem como procurará continuar a denunciar este problema até à sua resolução.