18 de abril de 2008

Perguntas ao Presidente 2 - 17.4.2008

Face a esta Informação, algumas perguntas se devem colocar:
1. Porque não se entregam mais habitações em S. Félix da Marinha, quando na própria freguesia continuam várias famílias a habitar em casas degradadas?
2. As colectividades e clubes ainda pagam para usufruir pelos espaços desportivos actualmente geridos pela Gaianima. Porque continuam a ser assim penalizadas estas Associações sem fins lucrativos, que desenvolvem um esforço heróico para apoiar o desenvolvimento físico harmonioso e saudável dos jovens e dos menos jovens?
3. É referido que o Parque Biológico apresentou um projecto de “sequestro de carbono”. É sempre de louvar o aumento da mancha verde pública, mesmo porque, como se sabe e a Gaiurb comprova, essa mancha é de apenas meio por cento do território do Concelho. Mas não parece ser exactamente essa a perspectiva defendida neste Projecto, que fala em “aquisição de cada metro quadrado por cinquenta euros”. Afinal, em que consiste?
4. Será que este projecto visa diminuir a poluição no centro da Cidade, que previsivelmente aumentará com a anunciada construção de 4 grandes parques de estacionamento, que atrairão ainda mais automóveis para ruas onde os próprios moradores já não dispõem de espaço? E já agora, conviria saber se continuam a pensar em cobrar a esses moradores pelo estacionamento nos futuros parcómetros, ou se vão isentá-los de tal pagamento como foi aqui prometido. Eis uma pergunta a que urge dar resposta.
5. Santa Luzia, protectora dos olhos, deve estar muito chorosa e triste com esta Autarquia, pois a via com o seu nome, em Mafamude, encontra-se votada ao abandono e, além de degradada, danifica os automóveis que ali tentam circular. Olhe-se pois para esta realidade.
6. E, falando ainda de vias rodoviárias: ao ler esta Informação fica-se com a ideia de que é a Câmara, e não a Administração Central, que vai construir a A32; o mesmo se passa com a “marginal Afurada/Canidelo”, que está a ser construída ao abrigo do programa Polis. Não ficaria bem dar “o seu a seu dono”?
7. A CDU quer aqui expressar um voto de felicitações ao Futebol Clube de Gaia, que ao longo do século que tem de vida muitas alegrias deu ao Concelho. Mas certamente seria mais gratificante para os seus sócios, e para todos nós, se as comemorações deste aniversário tivessem ocorrido no novo espaço que o actual Executivo lhe prometeu, mas tarda a cumprir.
8. E já que se fala de estádios: que tipo de gestão pensa o Executivo fazer futuramente no do Parque da Cidade? Que clubes lá poderão jogar? Onde treinarão?
Muitas mais perguntas poderiam ser feitas. Ficamos por este punhado, esperando que ao menos a estas respondam.