19 de maio de 2008

Nota de Imprensa - Reconhecida justeza da posição da CDU contra a "taxa de acessos" - 19.5.2008

Taxa de Acessos vai ser abolida

Na reunião de hoje da Câmara Municipal de Gaia, a CDU, pela voz do Vereador João Tiago Silva, questionou o Presidente da Câmara quanto às suas recentes declarações referindo a intenção de abolir a famigerada "taxa de acessos".

Na sequência da sua resposta afirmativa, e comprometido o agendamento do assunto para a próxima reunião da Câmara, a CDU congratula-se com o facto de ser assim reconhecida a justeza das suas repetidas tomadas de posição contra esta Taxa.

Recordamos que a imposição desta Taxa provocou inúmeros protestos, com apresentação de abaixo-assinados com milhares de assinaturas, e que o Provedor de Justiça recomendou a sua suspensão.

A CDU defende que devem ser ressarcidos todos os munícipes que foram já compelidos ao pagamento daquela taxa, tal como aliás ocorreu com a anterior "taxa de rampas".



CDU contra despedimentos no grupo Jerónimo Martins

Na sequência da aquisição das lojas "Plus" pelo Grupo Jerónimo Martins/"Pingo Doce", este pretenderá proceder a despedimentos nessas lojas, das quais 3 se situam em Gaia. Assim, a CDU apresentou um Requerimento no sentido de se saber que medidas vão ser tomadas pela Câmara para impedir tais despedimentos, nomeadamente atendendo ao Protocolo assinado com aquele Grupo e às declarações quanto à possível integração de ex-funcionários da Yazaki Saltano.



Dúvidas sobre Plano de Urbanização

A CDU absteve-se na votação da abertura do período de discussão pública quanto ao Plano de Urbanização de Laborim de Cima, porquanto tem dúvidas sobre o facto de não ir ser feita Avaliação de Impacto Ambiental no âmbito do mesmo, e apela aos munícipes para a sua participação na discussão daquele Plano, que se iniciará em breve.



Vila Nova de Gaia, 19 de Maio de 2008

CDU/Gaia

Gabinete de Imprensa