29 de maio de 2008

Porquê? - Texto de JS

O Mandato Aberto cumprido, há dias, em Vila Nova de Gaia, pelos Deputados do PCP Honório Novo e Jorge Machado, dedicado ao serviço público de Saúde e de Justiça, permite compreender melhor as deficiências já conhecidas.
As visitas efectuadas ao Tribunal da Comarca, ao Tribunal do Comércio, que serve também comarcas vizinhas, ao Centro de Saúde de Barão do Corvo, que abrange as freguesias de Santa Marinha, Canidelo e Afurada, e ao Centro de Saúde de Soares dos Reis, a que está ligada a Extensão de Vilar de Andorinho, evidenciam a falta de atenção e diligência de sucessivos Governos.
Os deputados do PCP irão, certamente, requerer esclarecimentos na Assembleia da República.
Mas há perguntas que é útil aqui registar.

• Como é possível haver apenas dois agentes da PSP em serviço no Tribunal da Comarca, e com funções específicas definidas, quando já estiveram colocados cinco?
• Porque é que o Ministério não toma as medidas necessárias e há muito solicitadas para garantir a segurança de quem ali trabalha?
• Porque é que o Governo, em colaboração com a Câmara, não encontra novas instalações para as Conservatórias do Registo Civil, actualmente alojadas no edifício do Tribunal?
• Porque é que não se encontra solução para a exiguidade das instalações e a falta de meios do Tribunal do Comércio?
• No que respeita à área da Saúde, porque é que não são colocados os médicos em falta, que permitam assegurar cobertura de médico de família aos 14 mil utentes a descoberto, nas áreas dos dois Centros de Saúde referidos?
• Porque é que não são colocados os enfermeiros em falta, quando há tanto desemprego entre os jovens profissionais deste sector?
• Porque é que a Extensão de Saúde de Vilar de Andorinho continua a funcionar nas acanhadíssimas instalações do rés-do-chão da Junta de Freguesia, e apenas foi inscrita uma verba simbólica no PIDDAC, por imposição da maioria PS, para a construção de um novo Centro, o que a retardará por largos anos?
• Porque é que nas Urgências do Centro Hospitalar os doentes têm de esperar, por norma, tantas horas para serem atendidos?

Outras questões se poderiam colocar, mas estas demonstram bem a natureza das carências e a urgência de respostas por parte do Governo, num Concelho que é o terceiro mais populoso do País.
Um facto, ainda, ficou demonstrado nestas visitas: é que sem a enorme dedicação dos profissionais de Saúde e de Justiça não seria possível garantir os serviços públicos com a exigência e a qualidade necessárias, apesar da falta de condições de trabalho e de meios humanos e materiais.
E tão maltratada tem sido a sua imagem pelo actual Governo, e pelos seus papagaios de estimação…
Jorge Sarabando
Deputado Municipal da CDU