13 de janeiro de 2009

Contributos da CDU para a cultura em V. N. de Gaia - 12.1.2009

Nas iniciativas culturais que se realizaram, destacam-se as actividades que procuraram manter viva a voz e o exemplo de Adriano Correia de Oliveira, em torno dos 65 anos do seu nascimento, a 9 de Abril de 1942, e 25 anos após a sua morte, em Avintes, a 16 de Outubro, de 1982.

Adriano é sinónimo de Abril, pelo nascimento, pelos ideais da revolução de Abril de 1974 que sempre defendeu e promoveu, mesmo nos tempos negros do fascismo, quando a sua música cantava a luta pela liberdade: Trova do vento que passa, Cantar de emigração, Lira, O sol perguntou à lua, Fala do homem nascido, Balada da esperança, e tantas outras canções que nos deixou.

Foi em Avintes, em Abril de 2007, que se iniciou o ciclo de iniciativas promovidas pelo Centro Adriano Correia de Oliveira e muitas outras associações, incluindo a organização concelhia de Gaia do PCP, partido em que Adriano sempre militou.

Na bonita sala dos Plebeus Avintenses realizaram-se duas actividades - uma tertúlia e uma sessão musical com canções de Adriano. Nas diversas iniciativas foi também divulgada uma publicação “ Adriano Sempre”, do Centro Adriano Correia de Oliveira, em colaboração com a editora arca das letras.

No Auditório Municipal de Gaia, com apoio da Câmara Municipal, decorreu um importante concerto em que participaram solidariamente diversos artistas, e cujo espaço foi pequeno para acolher as muitas centenas de pessoas que se quiseram associar à homenagem a Adriano.
Finalmente, em Abril de 2008, foi inaugurado o Painel, em azulejo, de homenagem a Adriano, da autoria do pintor António Carmo, o qual se encontra à entrada do Parque Biológico Municipal, em Avintes, onde pode ser apreciado.

Também entre Abril e Maio de 2008, decorreu uma homenagem prestada pelo PCP a Virgínia Moura, que incluiu uma exposição sobre a sua vida e obra, a qual esteve patente, durante uma semana, na Casa Barbot.

Destacam-se também as inúmeras actividades de muitas colectividades das diversas freguesias de Vila Nova de Gaia e de criadores e artistas, seja no teatro, na música ou na dança, na pintura, na escultura ou cerâmica. O movimento cultural associativo em Vila Nova de Gaia é muito diversificado e é o único que consegue manter actividades culturais por todo o concelho, suprindo, assim, as carências existentes no plano municipal, o que deveria merecer um maior apoio e reconhecimento do executivo municipal.

Por último, embora nos congratulemos por ter sido recuperado o Cine-Teatro Brazão, em Valadares, recuperação pela qual a CDU lutou ao longo de muitos anos, lamentamos que tarde idêntica reabilitação da Casa-Oficina de Soares dos Reis e que continue por concretizar a criação do museu da cerâmica e de um museu do teatro.

Ilda Figueiredo
Vereadora da CDU
(Texto para o Boletim Municipal de Cultura)