11 de janeiro de 2009

Nota de Imprensa - CDU apoia moradores da Escarpa da Serra do Pilar - 11.1.2009

Na sequência de uma visita e reuniões com moradores realizadas pelos eleitos da CDU, a vereadora Ilda Figueiredo enviou uma carta à Governadora Civil que abaixo se anexa.

Entretanto, informamos que a CDU, através da vereadora Ilda Figueiredo na CMG, e o PCP, através dos seus Deputados na Assembleia da República, irão defender a aplicação do Decreto nº 10/89, de 25 de Março e os estudos e obras de recuperação e reconversão urbanísticas então prometidas, visando melhorar as condições de habitação e a legalização das casas da Escarpa da Serra do Pilar, ali construídas há dezenas de anos pelos moradores, com as suas escassas poupanças, em terrenos que, actualmente, são propriedade do Estado.

Agradecemos a divulgação desta informação

11.1.2009


CDU/Gaia

Gabinete de Imprensa

 


 

Ex.ma Senhora Governadora civil do Porto

Dr.a Isabel Oneto



Vila Nova de Gaia, 5 de Janeiro de 2009

Ex. ma Senhora:

Na sequência de uma visita que fiz à Escarpa da Serra do Pilar e do encontro com moradores locais, no passado Sábado, dia 3 de Janeiro, decidi escrever-lhe esta carta, dando-lhe conta das observações que pude colher no local:

1ª – Foi importante a construção da conduta de águas pluviais, mas se não forem, de imediato, concluídas as obras de construção de pequenos muretes para fixação das terras, designadamente na Travessa Cabo Simão e na Rua 2, a nova conduta rapidamente pode entupir e voltar-se-ia à situação anterior. Eu própria verifiquei que a chuva já estava a levar terra para a conduta de águas pluviais.

2ª -  Foi importante a injecção de cimento na rocha, por trás das casas da Rua 2, mas, como não fizeram caleiras nem muretes para segurar as terras que movimentaram, pode acontecer o mesmo que já referi no ponto anterior.

3ª – O final da nova conduta, na  ligação da Travessa de Cabo Simão com a Rua de Cabo Simão, está mal feita e rapidamente pode estragar-se. É preciso melhorar.

4ª- Na travessa de Cabo Simão, mantiveram em descarga, a céu aberto, um pequeno tubo de descarga de água da encosta, sem ligação à conduta nova de águas pluviais, o que também danificará o piso. É preciso ligá-lo à conduta nova.

5ª – São necessários resguardos junto da conduta, para o lado do rio, designadamente continuando o corrimão nos espaços onde não existe, para maior segurança dos moradores, sobretudo das crianças e idosos.

6ª – É necessário retirar o entulho que resta da destruição de duas ou três casas que os serviços da CMG destruíram, mas que não limparam, bem como de alguns barracões em ruína.


Creio, Senhora Governadora Civil, que estas são obras menores no trabalho que ali já foi realizado. Mas, nem por isso, são menos importantes para assegurar a protecção das pessoas que ali moram.

Agradeço, pois, que dê a devida atenção a estas questões e tente resolvê-las da melhor forma.


Com os melhores cumprimentos,


A Vereadora da CDU

na Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia

Ilda Figueiredo