21 de abril de 2014

NI - 14.04.19 - Em defesa dos Serviços Postais Públicos e de Proximidade

Nos últimos anos, Santa Marinha perdeu dois postos dos correios em zonas de grande densidade populacional: a zona histórica da Beira-Rio e a zona do Candal. Os serviços postais assegurados pelos CTT da Beira-Rio desapareceram e os do Candal são assegurados numa papelaria, tendo-se até, na altura, falado de cafés e peixarias. Actualmente existe uma única estação dos Correios em Santa Marinha (Estação das Devesas), revelando-se manifestamente insuficiente para as necessidades da população, que perdeu qualidade e valências de serviços e, mais uma vez, coloca em causa o serviço de proximidade.


Só em Vila Nova de Gaia foram encerradas 5 postos e estações dos CTT - Beira-Rio, Candal (em Santa Marinha), Santo Ovídio (em Mafamude), Afurada e Olival.

O processo de passagem do serviço público postal e dos serviços dos CTT para a esfera privada prejudicou gravemente as populações, resultou no encerramento de estações e postos de correio, bem como a remoção de marcos, representando uma redução significativa da cobertura do serviço público postal, em prejuízo, sobretudo, da população mais idosa e com maiores carências económicas, bem como das empresas.

Considerando a luta desenvolvida pelo PCP e pela CDU contra o encerramento de postos e estações dos CTT, contra a sua privatização e a defesa dos Serviços Públicos e de Proximidade, foram colocadas ao Governo as seguintes questões:

  • Pretende o Governo efectuar diligências para reabertura do posto dos CTT da Beira-Rio, garantindo a totalidade dos serviços anteriormente prestados? Se sim, para quando?
  • Pretende o Governo efectuar diligências para a reabertura dos CTT do Candal, garantindo a totalidade dos serviços anteriormente prestados? Se sim, para quando?
  • Tem o Governo intenção de efectuar diligências para reabertura do posto dos CTT da Afurada, na zona da Afurada de baixo?
  • Como vai este Governo assegurar o serviço público postal universal?

Vila Nova de Gaia, 19 de Abril de 2014

CDU/GAIA