8 de abril de 2014

NI - PCP/Gaia - XI Assembleia da Organização de V. N. Gaia do PCP - 08.04.2014


XI Assembleia da Organização Concelhia de V. N. Gaia do PCP
Mais Partido! Os valores de Abril no Futuro de Portugal!

A Organização Concelhia de V. N. Gaia do PCP realizou, a 5 de Abril, no Auditório da Biblioteca Municipal de Gaia, a sua XI Assembleia de Organização, que contou com a presença de Jaime Toga, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP, e na qual estiveram presentes cerca de 100 militantes.

Sob o Lema “Mais Partido! Os valores de Abril no futuro de Portugal!” vários militantes intervieram, tendo sido feito um balanço do trabalho realizado desde a última Assembleia de Organização e traçados novos objectivos para futuro – plasmados na Resolução Política aprovada por unanimidade.

Ao longo da Assembleia foi salientada a necessidade de reforçar o PCP e a sua intervenção, para assim dar resposta aos sucessivos ataques perpetrados por PSD, CDS e PS, que, obedecendo a uma escolha política de classe, têm atropelado direitos sociais e laborais, as conquistas de Abril e o regime democrático, e a Constituição da República Portuguesa. Só a intensificação da luta e a afirmação da única alternativa patriótica e de esquerda poderá derrotar as políticas de obsceno benefício ao grande capital e a banca, condenando, em paralelo, os trabalhadores e o Povo português ao empobrecimento e à profunda degradação das condições de vida.

Valorizaram-se os resultados eleitorais obtidos pela CDU (nas Legislativas de 2011 e nas Autárquicas de 2013), cujo crescimento está, também, vinculado à intervenção permanente de proximidade e contacto com as populações, e apontaram-se as próximas Eleições para o Parlamento Europeu como mais um momento de esclarecimento e afirmação do projecto que o PCP e a CDU defendem para o País, assente na soberania e independência nacionais e na defesa intransigente dos trabalhadores e do Povo, dos seus interesses e direitos.

Na decorrer da Assembleia foram ainda denunciadas as consequências das opções políticas dos últimos 38 anos, praticadas pela troika nacional (PS, PSD e CDS), que partilham também entre si a responsabilidade da aliança feita com a troika estrangeira e a responsabilidade da assinatura do Pacto de Agressão que tem conduzido o país à ruína.

Exigiu-se o respeito pelo direito à Saúde, à Educação, à Cultura, ao Desporto, à Segurança Social, a Serviços Públicos de proximidade e de qualidade; reivindicou-se uma melhor mobilidade no concelho (com uma rede de transportes públicos mais alargada e que vá de encontro às necessidades da população) e efectivas políticas de Juventude (que devem ir além de uns Festivais de Música), bem como uma participação activa do Movimento Associativo na vida cultural, artística e desportiva do Concelho.

Assumimos a continuidade da luta contra a extinção de freguesias, contra o encerramento de Serviços Públicos, contra a privatização de empresas estratégicas para a economia nacional, na defesa do emprego, dos salários, pensões, reformas e prestações sociais roubadas e das Funções Sociais do Estado.

Nesta Assembleia foi ainda eleita, igualmente por unanimidade, a Comissão Concelhia de V. N. Gaia do PCP, assumindo desde essa data a direcção do PCP no Concelho.

Uma organização que sai desta Assembleia fortalecida para a luta e para a intervenção politica, na derrota deste Governo, da política de direita e pela construção de uma sociedade mais justa.

Vila Nova de Gaia, 08 de Abril de 2014
a Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP