NI - PCP/Gaia - XI Assembleia da Organização de V. N. Gaia do PCP - 08.04.2014
XI Assembleia da Organização Concelhia de V. N. Gaia do PCP
Mais Partido! Os valores de Abril no Futuro de Portugal!
Mais Partido! Os valores de Abril no Futuro de Portugal!
A Organização Concelhia de V. N. Gaia do PCP realizou, a 5 de Abril, no Auditório da Biblioteca Municipal de Gaia, a sua XI Assembleia de Organização, que contou com a presença de Jaime Toga, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP, e na qual estiveram presentes cerca de 100 militantes.
Sob o Lema “Mais Partido! Os valores de Abril no futuro de Portugal!” vários militantes intervieram, tendo sido feito um balanço do trabalho realizado desde a última Assembleia de Organização e traçados novos objectivos para futuro – plasmados na Resolução Política aprovada por unanimidade.
Ao longo da Assembleia foi salientada a necessidade de reforçar o PCP e a sua intervenção, para assim dar resposta aos sucessivos ataques perpetrados por PSD, CDS e PS, que, obedecendo a uma escolha política de classe, têm atropelado direitos sociais e laborais, as conquistas de Abril e o regime democrático, e a Constituição da República Portuguesa. Só a intensificação da luta e a afirmação da única alternativa patriótica e de esquerda poderá derrotar as políticas de obsceno benefício ao grande capital e a banca, condenando, em paralelo, os trabalhadores e o Povo português ao empobrecimento e à profunda degradação das condições de vida.
Valorizaram-se os resultados eleitorais obtidos pela CDU (nas Legislativas de 2011 e nas Autárquicas de 2013), cujo crescimento está, também, vinculado à intervenção permanente de proximidade e contacto com as populações, e apontaram-se as próximas Eleições para o Parlamento Europeu como mais um momento de esclarecimento e afirmação do projecto que o PCP e a CDU defendem para o País, assente na soberania e independência nacionais e na defesa intransigente dos trabalhadores e do Povo, dos seus interesses e direitos.
Na decorrer da Assembleia foram ainda denunciadas as consequências das opções políticas dos últimos 38 anos, praticadas pela troika nacional (PS, PSD e CDS), que partilham também entre si a responsabilidade da aliança feita com a troika estrangeira e a responsabilidade da assinatura do Pacto de Agressão que tem conduzido o país à ruína.
Exigiu-se o respeito pelo direito à Saúde, à Educação, à Cultura, ao Desporto, à Segurança Social, a Serviços Públicos de proximidade e de qualidade; reivindicou-se uma melhor mobilidade no concelho (com uma rede de transportes públicos mais alargada e que vá de encontro às necessidades da população) e efectivas políticas de Juventude (que devem ir além de uns Festivais de Música), bem como uma participação activa do Movimento Associativo na vida cultural, artística e desportiva do Concelho.
Assumimos a continuidade da luta contra a extinção de freguesias, contra o encerramento de Serviços Públicos, contra a privatização de empresas estratégicas para a economia nacional, na defesa do emprego, dos salários, pensões, reformas e prestações sociais roubadas e das Funções Sociais do Estado.
Nesta Assembleia foi ainda eleita, igualmente por unanimidade, a Comissão Concelhia de V. N. Gaia do PCP, assumindo desde essa data a direcção do PCP no Concelho.
Uma organização que sai desta Assembleia fortalecida para a luta e para a intervenção politica, na derrota deste Governo, da política de direita e pela construção de uma sociedade mais justa.
Vila Nova de Gaia, 08 de Abril de 2014
a Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP