29 de abril de 2014

NI - Assembleia Municipal de V N Gaia aprova propostas da CDU - 29.4.2014

Na sessão ordinária de Abril da Assembleia Municipal que está a decorrer foram já aprovadas relevantes propostas apresentadas pela CDU, nomeadamente:
  • exigindo a retirada de pórticos das SCUT's (apenas 6 votos contra e 8 abstenções);
  • opondo-se à privatização/concessão da STCP e Metro (unanimidade);
  • recomendando uma Homenagem a Óscar Lopes (unanimidade)

A CDU foi também subscritora, com todas as restantes forças políticas, de uma outra Moção:
  • contra a desqualificação do Hospital de Gaia (unanimidade).

Revisão Orçamental

A proposta de Revisão Orçamental visava, aparentemente, dar resposta a problemas em duas áreas a que dedicamos especial atenção: a defesa da orla costeira e a qualidade dos equipamentos desportivos municipais. Mas, mantendo-se algumas reservas sobre determinados pontos, a CDU optou pela abstenção.

Conta de Gerência de 2013

Esta Conta referia-se, na sua maior parte, ao exercício do Executivo anterior, e aparentemente traduz mais adequadamente a real situação do Município, pelo que a CDU optou por conceder o benefício da dúvida e abster-se na sua votação, realçando contudo que mais uma vez ficou comprovada a justeza do voto contra o Orçamento que lhe deu origem, invariavelmente empolado para permitir operações mediáticas e anunciar numerosos projetos que, na prática, depois não se concretizavam.

Foi inusitada a intensa discussão que ocorreu durante a apreciação desta Conta de Gerência, na medida em que acabou por ser votada favoravelmente por PS, PSD, CDS e 'Movimento Juntos por Gaia', tal como ocorrera na Câmara, onde obteve unanimidade.

Sobre a anunciada intenção de promover uma auditoria externa às contas da Gaianima, e concordando com a mesma, a CDU recorda apenas que em Dezembro passado (e apenas porque não o podia ter feito antes) propôs que fosse "urgentemente levada a efeito uma Auditoria externa à situação económica e financeira do Município, com inclusão das Empresas Municipais, mesmo as entretanto extintas" – e que essa proposta foi então rejeitada não apenas por PSD e CDS, mas também por PS e 'Movimento Juntos por Gaia'.


 
A CDU, como é seu timbre, analisará a ação do Executivo ao longo deste ano, e votará a Conta de Gerência de 2014, quando for apresentada, de acordo com a avaliação que dela fará.

 


Vila Nova de Gaia, 29 de abril de 2014

CDU/GAIA