12 de maio de 2014

NI - 14.04.19 - Marcha CDU/Gaia: Por uma Europa dos Povos e dos Trabalhadores





MARCHA CDU



Por uma Europa dos POVOS e dos TRABALHADORES



com João Ferreira, 1º Candidato da CDU ao PE



Centenas de pessoas desfilaram ontem nas ruas de Gaia, numa Marcha promovida pela CDU/Gaia, que contou com a presença de João Ferreira, primeiro candidato da CDU ao Parlamento Europeu.




Uma Marcha que foi mais um momento que deu corpo à luta por uma alternativa que rompa com as políticas de direita, que defenda uma Europa dos Povos e dos trabalhadores.



Os mais de 37 anos de escolhas políticas de classe da troika nacional (PS, PSD e CDS) traduziram-se em medidas usurpadoras de salários, reformas e pensões, prestações sociais, direitos laborais e sociais, numa senda de retrocesso social demolidor da qualidade de vida dos trabalhadores e do Povo português, tendo-se acentuado mais significativamente desde a assinatura do Pacto de Agressão. E que continuará com o Tratado Orçamental – ambos subscritos por estes três partidos; ambos instrumentos que hipotecam a soberania e independência nacionais e o futuro do País e da grande maioria dos portugueses.



Na acção que ontem teve lugar foi denunciada a dura realidade do concelho: desemprego superior a 21%, desaparecimento de serviços públicos e de proximidade, extinção de freguesias, fábricas encerradas e empresas insolventes, comércio tradicional em morte lenta, carência de meios materiais e humanos nas áreas da Educação e da Saúde, encerramento de equipamentos de saúde e perda de valências hospitalares, ao que se soma o previsível encerramento de escolas. O saldo é claro: à semelhança da realidade nacional, os trabalhadores e a população de Gaia estão mais pobres, têm menos direitos e as desigualdades económicas e sociais acentuaram-se profundamente.



Esta foi uma Marcha que disse BASTA! às políticas de direita nacionais e a um processo de integração europeu capitalista, direccionado e concebido como instrumento e espaço de domínio dos grandes monopólios e transnacionais europeias, orientado para a concentração de poder nas principais potências capitalistas da Europa e em instituições supranacionais distantes do controlo dos povos, visando a construção na Europa de um "super-Estado" imperialista, com relações de domínio colonial no seu seio, à custa da democracia e da própria soberania dos Estados, das condições de vida e do direito ao desenvolvimento soberano dos povos.





Uma Marcha que denunciou as cumplicidades de PSD, CDS e PS, que lá aprovam medidas que cá resultam na profunda degradação das condições de vida dos trabalhadores e do Povo português, na destruição do sector produtivo e da economia nacional, beneficiando, simultaneamente, os grandes grupos económicos e a banca.



Uma Marcha que afirmou, convictamente, a CDU como a única alternativa para cumprir a necessidade urgente de um país soberano e mais justo, de uma Europa comprometida com os direitos e os interesses dos trabalhadores.



Uma Marcha que afirmou o voto na CDU como a mais sólida e confiável garantia para contribuir para a derrota do governo PSD/CDS, para expressar a exigência da convocação de eleições legislativas antecipadas, para assegurar a derrota da política de direita, para assegurar a devolução dos salários e direitos roubados e abrir caminho à construção de uma política alternativa, patriótica e de esquerda, que assegure um Portugal com futuro.





Vila Nova de Gaia, 12 de Maio de 2014

CDU/GAIA