23 de dezembro de 2008

Comunicado - Plano e Orçamento: CDU tinha razão - 23.12.2008

Orçamento da CM de Gaia para 2009: propaganda e demagogia

Confirma-se que o Orçamento da CM de Gaia proposto pela maioria PSD/CDS para 2009 é irrealizável: os quase 300 milhões previstos constituiriam um valor cerca de duas vezes e meia maior do que o que foi arrecadado até meados de Novembro - 120 milhões - e quase o dobro do que se arrecadou em 2007 (170 milhões). À semelhança dos anos anteriores, este Orçamento é inflacionado para permitir o anúncio de obras e projectos que dificilmente passarão do papel, e desta vez, por ser ano eleitoral, tal empolamento atinge valores muito exagerados. A CDU votou contra o Plano e Orçamento, mantendo a exigência de que sejam cumpridas as múltiplas promessas feitas pelo Presidente Luís Filipe Menezes e sua maioria, mas sucessivamente adiadas. Continuaremos esta luta, na defesa dos munícipes de V. Nova de Gaia.

Requalificação da urbanização de Vila d'Este

O que se exige é que haja obras antes da festa. É preciso não esquecer que foi só depois da intervenção da Vereadora da CDU, Ilda Figueiredo, no Parlamento Europeu, onde é deputada pelo PCP, que, em 2007, a Comissão Europeia admitiu a possibilidade de financiamento para a requalificação de Vila D´Este, que agora se anuncia, mas que tarda a começar.

Bairros sociais e Centro Histórico

O financiamento comunitário também é possível no caso da reabilitação do Centro Histórico, como a CDU há muito exige, com respeito pelos seus moradores e sem cedências aos investidores imobiliários. E quanto aos Bairros Sociais e carências das populações do Concelho, basta observar os Requerimentos que a CDU apresentou, na sequência das múltiplas visitas que tem feito, para que fiquem claros os problemas existentes e a vontade da CDU em que sejam resolvidos, designadamente: reabilitação de casas e espaços públicos, construção de equipamentos sociais, parques infantis, centros de dia e de convívio, espaços de lazer, etc.
A CDU protesta veementemente contra os atrasos a que têm sido sujeitas as necessárias obras de reabilitação dos Bairros Sociais e nas zonas degradadas do Concelho, contesta as atitudes demagógicas e caluniosas da maioria PSD/CDS, e reafirma que manterá firmemente a reclamação dessas obras nos vários fóruns em que está representada: na Câmara, na Assembleia Municipal, nas Assembleias de Freguesia, na Assembleia da República e no Parlamento Europeu.

Defender o património municipal

A maioria PSD/CDS quer vender a um fundo imobiliário importantes bens do Município, como o Quartel dos Bombeiros Municipais, o Parque de Campismo da Madalena, as Oficinas da Câmara e o Parque da Aguda, e passar a pagar uma renda mensal por esses equipamentos. É uma medida para obter dinheiro rápido em ano eleitoral, que vai ter reflexos financeiramente negativos a médio prazo.
Confirma-se também a denúncia da CDU: a maioria PSD/CDS pretende alienar as ETAR`S e rede de saneamento em alta, a partir de Abril de 2009, abrindo caminho quer a uma futura privatização, quer a mais aumentos das já hoje elevadíssimas taxas e tarifas de saneamento, como aconteceu após a alienação das captações e distribuição em alta da água.
A CDU continuará a lutar contra esta política desastrosa e a defender o património municipal e os gaienses.

Dezembro 2008 - CDU/Gaia