2 de outubro de 2012

NI PCP - Acção de Protesto na Salvador Caetano pelo cumprimento do Contrato Colectivo de Trabalho–2.10.2012

No passado dia 1 de Outubro, segunda-feira, decorreu uma acção de protesto às portas do Grupo Salvador Caetano encetada pela CGTP-IN, que contou com a presença do seu Secretário-Geral, Arménio Carlos. Inserida nas comemorações do seu 42º aniversário, esta iniciativa de contestação destinou-se também a denunciar o rompimento dos acordos celebrados com esta Central Sindical, o abandono das negociações, o congelamento salarial, o não cumprimento do Contrato Colectivo de Trabalho, a ameaça de despedimento que paira sobre os trabalhadores, a imposição ilegal de bancos de horas, o trabalho ao fim-de-semana e cortes nas renumerações.

salv.caetano_04

O PCP de Gaia esteve também presente nesta jornada de luta, tendo oportunidade de manifestar a sua solidariedade e apoio inequívocos à luta destes trabalhadores. Um combate que continuará, e que terá nova expressão na adesão à Greve Geral que a CGTP-IN irá marcar no próximo dia 3 de Outubro.

salv.caetano_01

O concelho de Vila Nova de Gaia é palco de um agravamento desmesurado do desemprego, estando a ser devastado no seu tecido produtivo. O aumento da pobreza e da miséria, com causas e responsáveis bem identificados (e várias vezes identificados pelo PCP), traz também situações de fome que nenhuma forma de caridade resolve em definitivo, já que não preserva a dignidade de quem trabalha (ou trabalhou) uma vida inteira ou das muitas crianças que vão para a escola sem comer.

salv.caetano_02

O momento político e social, o estado de emergência nacional, exige uma ruptura com as políticas que têm afundado o país. É hora de pôr fim ao desastre, de rejeitar o Pacto de Agressão, de lutar e implementar uma política patriótica e de esquerda.

salv.caetano_03

É neste cenário de grande preocupação com o futuro do país, de repúdio por todas as medidas que têm atentado contra os trabalhadores e o povo e os seus direitos, mas também de esperança e confiança na luta, que a Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP apela a todos que participem na Marcha Contra o Desemprego, uma iniciativa promovida pela CGTP-IN, que terá a sua expressão no concelho no próximo domingo, dia 7 de Outubro, com uma jornada de contacto/desfile que partirá às 15.30h da Praça da Batalha, terminando no Cais de Gaia.

salv.caetano_05

Vila Nova de Gaia, 02 de Outubro de 2012

a Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP