17 de novembro de 2013

NI - PCP/Gaia - A Revolução de Outubro e o seu contributo para a Humanidade - 17.11.2013




Teve ontem lugar no Centro de Trabalho do PCP de Vila Nova de Gaia, uma iniciativa que contou com a presença de Gonçalo Oliveira, membro do Comité Central do PCP, consistindo num debate sobre "A Revolução de Outubro e o seu contributo para a Humanidade, seguido de um convívio.




A conversa que teve lugar com os muitos militantes e amigos do PCP assinalou a importância das conquistas da Revolução de Outubro e do progresso social daí resultante. A Revolução de 7 de Novembro de 1917 foi um dos maiores acontecimentos na história da humanidade, porque a partir dele foi abalado o sistema capitalista e radicalmente alterado o curso do desenvolvimento mundial, mostrando ser possível derrotar o capital.



Foram grandiosas as conquistas e realizações alcançadas nos planos político, social, económico, cultural, técnico e científico. A Revolução de Outubro trouxe avanços civilizacionais e sociais notáveis nos direitos laborais, na instituição da jornada de trabalho das 8 horas, no direito a férias pagas, na emancipação da mulher e na igualdade entre sexos, na liquidação do desemprego, no acesso gratuito à saúde e educação, na eliminação do analfabetismo e no acesso universal à cultura. Transformações que reflectiam as mais profundas aspirações dos trabalhadores e que tiveram repercussão em todo o mundo.



O fim da URSS e dos regimes existentes nos restantes países do Leste Europeu foi acompanhado de uma ofensiva mundial contra os trabalhadores e os povos de todo o mundo. Mais de 20 anos após as derrotas do socialismo naqueles países, o domínio hegemónico do imperialismo conduz o mundo para uma regressão civilizacional de dimensões históricas, por via da destruição das conquistas e direitos alcançados ao longo do último século pela luta dos trabalhadores e dos povos, visando o retrocesso à situação de exploração de classe e opressão nacional ao nível do século XIX.



A situação do nosso país reflecte isso mesmo, e no decorrer do debate foram também abordadas a progressiva perda de direitos laborais e sociais, a ameaça à Escola Pública, à Saúde, à Segurança Social.



Em Portugal, o desenvolvimento da política de direita, o processo de integração capitalista da UE e, mais recentemente o Pacto de Agressão – dando expressão à natureza e aos interesses de classe que servem – têm vindo a acentuar a exploração dos trabalhadores, o empobrecimento do povo, a liquidação do tecido produtivo e a usurpação da soberania nacional, comprometendo o futuro do país. O Orçamento de Estado para 2014 perpetua e aprofunda o roubo aos trabalhadores, reformados e pensionistas e ataca as funções sociais do Estado, ao mesmo tempo que abre cordões à bolsa para financiar a banca e o grande capital.

Nesta conversa foi também assinalada a importância da luta, da coragem e de força necessárias para a travar. O capitalismo não é o fim da História – o capitalismo, com as suas insanáveis contradições, é responsável pelo rasto de exploração, guerra, opressão, fome e miséria que se espalha pelo mundo. São estes os grandes problemas da humanidade, e para eles o capitalismo não oferece qualquer solução. É por isso que as realizações alcançadas pelo socialismo e os avanços civilizacionais que lhe estão associados permanecem, até aos dias de hoje, como prova da superioridade daquele sistema socioeconómico.



A Revolução de Outubro mostrou que está nas mãos dos trabalhadores e dos povos a construção do seu futuro.






Vila Nova de Gaia, 17 de Novembro de 2013

a Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP