19 de setembro de 2008

Nota de Imprensa - Brax: Ilda Figueiredo interpela Comissão Europeia

Na sequência dos recentes desenvolvimentos, em que se constatou que os trabalhadores da ex-Brax foram preteridos na ordenação de credores e por isso continuarão a aguardar, por tempo indefinido, que lhes sejam pagas as indemnizações a que têm direito, a Deputada do PCP no Parlamento Europeu, e também Vereadora da CDU na Câmara de Gaia, interpelou a Comissão Europeia sobre esta questão, conforme documento que se anexa.
CDU/Gaia
Gabinete de Imprensa

TEXTO
Trabalhadores e trabalhadoras despedidos por insolvência e falência de empresas, como são exemplos duas fábricas em Vila Nova de Gaia (a Brax Portuguesa - Fábrica de Confecções, Lda. e a Molin - Materiais de Desenho Mário Lino), esperam há vários anos, que lhes paguem indemnizações e outros direitos salariais que continuam em dívida.
Ora, sabendo-se que já foram vendidos os patrimónios das respectivas empresas, não se pode aceitar que os trabalhadores não sejam os primeiros credores a serem ressarcidos dos seus créditos nem tão pouco o atraso que já ultrapassa quatro ou cinco anos.
 Assim, solicito à Comissão Europeia que me informe das posições que existem nos diversos Estados-Membros quanto à prioridade no pagamento das dívidas aos trabalhadores nos casos de insolvência e falência de empresas.
16.09.2008