16 de outubro de 2010

Nota Imprensa do PCP/Gaia - Impacto em Gaia das portagens nas Scut's - 15-10-2010

A Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP torna público o seguinte comunicado emitido pela Direcção de Organização Regional do Porto:

“Por iniciativa do Partido Comunista Português a Assembleia da República discutiu e votou o Projecto de Lei 417/XI do PCP que visa revogar o DL n.º  67- A/ 2010 que estipula o pagamento de portagens nas SCUT Costa da Prata, Grande Porto e Norte Litoral.
Infelizmente, este nosso Projecto de Lei foi rejeitado com o voto contra do PS e a abstenção do PSD e CDS-PP.
Assim, o PCP não pode deixar de considerar que PS, PSD e CDS são igualmente responsáveis pela introdução de portagens nestas vias, uma vez que a Assembleia da República tinha condições para impedir esta injustiça, bastando para isso que todos os partidos da oposição se mantivessem fiéis ao discurso que fazem localmente.
A introdução de portagens representa uma injustiça que trará graves consequências para as populações e para o tecido produtivo destas Regiões.
Se os deputados eleitos pelos distritos do Porto, Aveiro, Braga e Viana do Castelo ou se o PSD  tivesse votado  a favor da iniciativa do PCP então a cobrança de portagens nestas vias não seria uma realidade.
O PCP não vira a cara à luta, o PCP não tem uma cara nos distritos afectados e outra na Assembleia da República, pelo que poderão continuar a contar connosco para, dentro e fora da Assembleia da República, lutar contra esta tremenda injustiça.”


A Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP salienta o impacto fortemente negativo que a introdução de portagens nas SCUT’s terá sobre a população, que reside e/ou trabalha no Concelho e sobre o tecido empresarial de Gaia.

Condena o papel demagógico e colaboracionista que a Autarquia teve em todo este processo, bem como as responsabilidades políticas que os dirigentes e intervenientes políticos locais do PS, PSD e CDS assumem nesta questão.

Sublinha que não existem processos irreversíveis, que a luta das populações pode e deve continuar de forma a não permitir que esta injustiça se perpetue.

Vila Nova de Gaia, 15 de Outubro de 2010

a Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP