6 de setembro de 2012

NI - PCP/Gaia - Festa do Avante 2012 – 6.9.2012

A Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP reunida a 3 de Setembro, torna público o seguinte:

A escassos dias da realização de mais uma Festa do Avante, o maior e mais importante acontecimento político e cultural em Portugal, os comunistas de Vila Nova de Gaia estão envolvidos na construção, preparação e divulgação do "País" que nasce todos os anos na Atalaia, o País da militância, da solidariedade e fraternidade.

Vila Nova de Gaia evoca este ano, na Festa do Avante, os 70 anos do nascimento de Adriano Correia de Oliveira, um dos mais importantes vultos da canção de intervenção em Portugal e militante comunista até ao seu último sopro de vida.

A organização Concelhia de Vila Nova de Gaia terá um stand com vários petiscos e o habitual espaço do vinho do Porto, assegurando uma participação política mas também de afirmação do nosso Concelho e da realidade de vida e luta da sua população.

A festa do Avante, será mais uma vez espaço de solidariedade, convívio e luta.

A Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia denuncia o agravamento da situação social no nosso Concelho.

O já crónico desemprego, o alastrar dos sinais de pobreza e exclusão social, as dificuldades e incertezas de várias empresas no Concelho, com destaque para a Cerâmica de Valadares, cuja a administração não cumpre reiteradamente os compromissos assumidos com os trabalhadores, tendo parte destes suspendido o contrato de trabalho, ou os trabalhadores de muitas e muitas empresas, que viram neste mês as suas remunerações reduzidas fruto das alterações à legislação laboral.

A Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP afirma a sua preocupação com o processo em curso na RTP. Está em causa o serviço público de televisão, este não pode ser assegurado por privados nem com eventuais diminuições de canais e espaços de transmissão.

Os comunistas de Vila Nova de Gaia assinalam ainda, que é neste Concelho que está situado o mais importante polo do Norte do serviço público de televisão, que conta com mais de 300 trabalhadores cujos postos de trabalho estão a ser postos em causa.

A Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia solidariza-se com os milhares de professores que o governo PSD/CDS despediu por todo o país. Professores contratados que são necessários às escolas, que viram o número de alunos por turma disparar, a par de uma reorganização curricular disparatada e a junção de escolas em agrupamentos cada vez maiores. Estes são os números vergonhosos do desemprego docente:

Renovações de contratos:

2010 – 9.998

2011 – 7.915

REDUÇÃO DE 2.893 (-20,8%)

2012 – 4471

NOVA REDUÇÃO DE 3.444 (-43,5%)

Necessidades transitórias (horários anuais, completos e incompletos):

2010 – 7.277

2011 – 4.832

REDUÇÃO DE 2.445 (-33,6%)

2012 –3105, dos quais 1523 são horários incompletos

NOVA REDUÇÃO DE 1.727 (-35,7%)

Total de colocações em 31 de agosto:

2010 – 17.275

2011 – 12.747

REDUÇÃO DE 4.528 (-26,2%)

2012 – 7.576

NOVA REDUÇÃO DE 20 .171 (-40,5%)

Vila Nova de Gaia não foi excepção ao resto do país, as filas e a presença dos meios de comunicação também compuseram o cenário no Centro de Emprego.

Esta é política troikana que vem impondo cortes cegos a todos os serviços públicos deste país, negando direitos constitucionais aos portugueses como o direito ao trabalho ou o direito à educação.

Um país sem escola, sem cultura, facilmente será transformado num exército de mão-de-obra escrava a mercê do capital e da exploração onde facilmente os jovens serão transformados nos escravos do séc. XXI.

Serve esta política do PS e PSD/ CDS vários propósitos: a elitização crescente do ensino em Portugal quase total no meio artístico, a destruição da escola pública de qualidade e gratuita para todos, a baixa escolarização como formação integral dos jovens apelando cada vez mais ao ensino profissional fazendo deste o parente pobre do processo de escolarização.

Os milhares de professores contratados que, após 10, 12, 17 anos foram colocados sucessivamente sem serem vinculados se deparam com apenas ano e meio de subsídio de desemprego com a angústia e a frustração do muito que deram à educação e de não encontrarem soluções de emprego, estando em pleno uso das suas capacidades intelectuais e profissionais.

O PCP exige que seja restituída aos professores e trabalhadores em geral a dignidade e o trabalho. Esta será sempre a premissa para a construção de um país progressista .

A Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia chama a atenção para que Setembro e Outubro vão ser meses em que a capacidade de resistência das populações e dos trabalhadores vão estar à prova.

Seja na luta contra a extinção de freguesias, que terá novos desenvolvimentos nestes meses, seja a luta pelo emprego, com a marcha contra o desemprego que a CGTP-IN convocou, seja a luta contra a aplicação do código da exploração nas empresas e locais de trabalho.

Não resistir será hipotecar o presente e o futuro. Resistir e lutar é um acto de coragem e determinação.

Em todas estas frentes, os gaienses podem contar com o PCP.

 

Vila Nova de Gaia, 20 de Agosto de 2012

a Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP