26 de agosto de 2013

NI - CDU/GAIA - Marcha pelo Emprego e Desenvolvimento - 25.08.2013


Na soalheira e quente tarde de sábado, muitas centenas de activistas e amigos da CDU desfilaram pelas ruas de Gaia, numa Marcha pelo Emprego e Desenvolvimento do concelho, que contou com Jorge Sarabando e Paula Baptista, candidatos da CDU à Câmara e Assembleia Municipal, e Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do PCP.









Esta Marcha foi um momento de denúncia da alarmante realidade de um concelho com mais de 34.000 desempregados e com muitos milhares de trabalhadores inseguros da manutenção dos seus postos de trabalho; com um comércio tradicional em morte lenta e agonizante, com micro, pequenos e médios empresários que viram os seus pequenos negócios encerrar, ou que se debatem diariamente com enormes dificuldades de sobrevivência. Uma Marcha de denúncia das responsabilidades partilhadas pelo Governo e Autarquia que, com opções políticas e ideológicas iguais, semeiam a destruição do aparelho produtivo, sendo um dos exemplos mais recentes e de maior notoriedade a Cerâmica de Valadares, cuja corajosa luta dos seus trabalhadores foi referida e valorizada na intervenção do Secretário-Geral do PCP. Jerónimo de Sousa, na sua intervenção, falou da premente necessidade da criação de emprego com direitos, para que não sejam dadas esmolas ao Povo, mas para que, fruto do seu trabalho, o Povo tenha condições para viver com dignidade. O Secretário-Geral do PCP desmascarou ainda as troikas nacionais e estrangeiras, que tentam esconder dos portugueses, adiando a visita da troika estrangeira, o presente envenenado reservado para depois das Eleições Autárquicas – mais cortes nos direitos laborais e sociais.



Uma Marcha de protesto contra as políticas geradoras de desemprego, que aprofundam desigualdades sociais e aumentam a pobreza e a fome. Privilegiam e protegem o capital e a banca contra os trabalhadores, os reformados e pensionistas; privilegiam e protegem a grande distribuição contra o comércio tradicional – visível no alargamento dos horários das grandes superfícies.



Mas foi ainda um momento de afirmação e de confiança. Afirmação de um projecto alternativo e transparente, ao serviço da população de Gaia e dos seus interesses. A CDU tem desenvolvido um trabalho constante e coerente com os valores que defende, junto dos trabalhadores e das populações, apoiando as suas lutas e assumindo com clareza e convicção o seu lado da "batalha".

Neste quadro de confiança num novo rumo, Jorge Sarabando interveio, anunciando os compromissos da CDU no âmbito do Emprego e Desenvolvimento (em anexo a intervenção completa):

  • Criar um Gabinete Municipal do Investimento, vocacionado para o relacionamento com os agentes económicos, com vista a desburocratizar os procedimentos e a privilegiar e apoiar os investimentos no sector produtivo, geradores de mais postos de trabalho e de produtos de maior valor acrescentado;
  • Reduzir a Derrama e o IMI, revogar a Taxa de Protecção Civil e, não havendo alteração da prática dos operadores, a Taxa Municipal dos Direitos de Passagem;
  • Dar prioridade à reabilitação urbana, tomando como pólo o Centro Histórico, com vista ao seu repovoamento, dando maior atenção aos antigos moradores deslocalizados;
  • Revitalizar o comércio tradicional, reduzindo preços de licenciamentos, melhorando as condições de estacionamento, preparando zonas pedonais e pondo termo ao favorecimento das grandes superfícies e à desregulação dos horários;
  • Dinamizar a actividade cultural, designadamente na sua conexão turística, e privilegiando a cooperação com o Município do Porto;
  • Intensificar a luta, com todas as forças vivas do concelho, pelos investimentos públicos já prometidos, como a extensão do Metro a Vila d'Este, o Centro Hospitalar e os Centros de Saúde, com destaque para o de Vilar de Andorinho e Madalena.



A Marcha pelo Emprego e Desenvolvimento deu corpo à necessidade e à vontade de um outro rumo e uma outra política para Gaia, um caminho direcionado para o desenvolvimento económico, para a produção, para o emprego com direitos.



Chegou ao fim o tempo do ilusionismo, da cosmética e dos compadrios. É altura de dizer basta a um Governo e Executivo Camarário PSD/CDS e a um PS cúmplice e conivente em manobras de faz-de-conta.



É urgente romper com todas as  políticas que têm conduzido Gaia e o país a uma situação ruinosa.



Vila Nova de Gaia, 25 de Agosto de 2013

CDU/GAIA