9 de abril de 2014

NI - 14.04.09 - É urgente a expansão do Metro até Vila D'Este

É URGENTE A EXPANSÃO DO METRO ATÉ VILA D’ESTE

Vila Nova de Gaia é um concelho cujas dificuldades de mobilidade se têm agravado de dia para dia, devido à redução e desaparecimento de muitos serviços de transportes públicos, fruto de políticas de sucessivos governos nacionais e locais, que privilegiam a entrega deste serviço a entidades privadas - desde logo orientadas para o seu próprio lucro e que não se coíbem de suprir oferta de serviços de transportes, independentemente das consequências para as populações.


O PCP e a CDU há muito têm defendido a urgente construção da Linha Amarela do Metro do Porto, que serve a zona central de Vila Nova de Gaia - foram tomadas posições públicas sobre este assunto e foram colocadas perguntas na Assembleia da República e na Assembleia Municipal. Esta Linha tem no seu projecto, o prolongamento da mesma até ao Hospital de Gaia e Vila d’Este (cujos transportes públicos existentes são manifestamente insuficientes). A expansão do Metro até à Vila D’Este tem sofrido adiamentos e tem servido de promessa eleitoral e arma de arremesso do PSD, CDS e PS, que tão depressa prometem, como deixam cair este projecto, consoante estejam no poder ou na oposição. O prolongamento da Linha Amarela serviria as dezenas de milhares de habitantes de Vila D’Este e as dezenas de milhares de utentes do Centro Hospitalar.

Considerando fundamental a concretização deste projecto para uma melhor mobilidade no concelho, o PCP colocou a seguinte pergunta ao Governo, na Assembleia da República:
  • Quando será concretizado, efectivamente, o projecto existente de prolongamento da Linha Amarela do Metro do Porto até à Vila D’Este, servindo o Centro Hospitalar de Gaia/Espinho?



Vila Nova de Gaia, 09 de Abril de 2014
CDU/GAIA