23 de maio de 2016

NI- PCP/Gaia - Saudação à luta dos trabalhadores,da Groz-Beckert e da CaetanoBus - 23.5.2016

PCP/Gaia saúda a luta dos trabalhadores

da Groz-Beckert e da CaetanoBus


A Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP congratula-se e saúda a luta dos trabalhadores de duas grandes empresas instaladas no Concelho:

Groz-Beckert

Uma delegação do PCP/Gaia esteve, na Sexta-feira passada, dia 20, nesta empresa para apoiar os trabalhadores em greve (1 hora por turno) que recusam as manobras da Administração para fugir às suas responsabilidades.

Os trabalhadores, cujo esforço e dedicação se cristalizam nos produtos de grande qualidade ali fabricados e que têm garantido os lucros dos accionistas, exigiram um real aumento dos salários, a que a Administração tentou fugir através da atribuição de um "prémio" constituído por "tickets", com a intenção de dividir os trabalhadores e, assim, não efectuar uma real e justa valorização dos seus níveis salariais. Com este método, em vez de se responsabilizar directamente perante os trabalhadores, tenta servir outras grandes superfícies comerciais e grandes cadeias de restauração, metendo dinheiro ao bolso, tentando enganar os trabalhadores e, ao mesmo tempo, servir o grande capital.

A responsabilidade social da empresa, a que está obrigada perante os seus trabalhadores, tem de ser assumida de forma directa e de forma a garantir a justa reivindicação dos aumentos salariais que têm origem no fruto do seu trabalho, através de um salário digno, bem como o direito a uma vida igualmente digna e não com métodos indirectos, que cumulativamente acabam por contribuir para a destruição do pequeno comércio e restauração locais em favor dos grandes grupos económicos.

O PCP reitera que os trabalhadores merecem salários dignos e respeito pelos seus direitos.

CaetanoBus

Quinta-feira passada, dia 19, os trabalhadores desta empresa metalomecânica cumpriram mais duas horas de greve por aumentos salariais iguais para todos os trabalhadores e contra as discriminações efectuadas pela Administração, que privilegiou alguns em detrimento de muitos outros. A união dos trabalhadores nesta luta esteve bem patente à porta da empresa e constitui um sinal de resistência às tentativas de divisão que a Administração tenta impor à força. A nossa solidariedade com estes trabalhadores foi demonstrada por uma delegação do PCP que se congratulou pela luta destes trabalhadores.

A Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do Partido Comunista Português