Nota de Imprensa - CDU exige soluções para problemas da Afurada
Na reunião da Câmara hoje ocorrida, a Vereadora da CDU, Ilda Figueiredo, formulou um conjunto de Requerimentos relativos a diversos problemas que foram constatados na Freguesia de S.Pedro da Afurada, onde recentemente se deslocou uma delegação da CDU integrando a Vereadora e diversos outros eleitos e activistas.
EB1/JI da Afurada de Cima
Esta escola, frequentada por mais de 100 crianças, ainda não tem saneamento básico, cuja rede, aliás, falta ainda na zona, e as fossas ficam ao lado da cantina, o que provoca maus cheiros sempre que estão quase cheias. Importa, por isso, dotar a zona de rede de saneamento básico e promover a ligação da Escola.
Rancho Folclórico da Afurada
Esta associação ensaiava no edifício da Junta de Freguesia, mas depois das obras foi impedida de o fazer, o que causa graves problemas à sua actividade. A Câmara deve, portanto, tomar medidas para resolver o problema das instalações necessárias para os ensaios e a actividade normal do Rancho.
Grupo Desportivo da Arrábida
Esta Colectividade foi realojada provisoriamente em pré-fabricado, pagando renda, aquando do início das obras do Nó da Arrábida, com a promessa de novas instalações a inaugurar em simultâneo com o Nó. Mas, passados sete meses daquele ter sido inaugurado, ainda só existe uma carcassa inacabada onde crescem silvas. A Câmara deve estabelecer um prazo para o termo das obras e realojar a Colectividade, cuja actividade está muito dificultada por esta situação.
Mercado da Afurada
Desde 2006, os comerciantes do antigo Mercado estão instalados num Mercado provisório, sem condições de protecção contra as intempéries, embora continuem a pagar as taxas que lhes são impostas, e tiveram já de pagar do seu bolso a construção de um coberto. A Câmara deve concluir sem demora as obras do novo Mercado e terminar esta insustentável situação, melhorando, entretanto, as instalações provisórias.
Trabalhadoras da ex-Fábrica de Conservas
Passados 20 anos do seu encerramento, as trabalhadoras daquela Fábrica ainda não receberam as indemnizações a que têm direito, apesar de as instalações já terem sido vendidas, pelo que a Câmara deverá insistir junto do Tribunal nesse sentido.
A Câmara comprometeu-se a envidar esforços no sentido de resolver os problemas de instalações referidos, pelo que a CDU se manterá atenta ao cumprimento de tais promessas.
CDU vota contra Protocolo com GaiaPolis e empresa privada
No âmbito da Agenda da reunião de Câmara, destaque para o facto de a CDU ter votado, isoladamente, contra um Protocolo comprometendo a Câmara, a GaiaPolis e a "Sociedade Imobiliária do Cabedelo", pois, para além de ser pouco clara a identificação do terreno em causa, trata-se de um documento que condiciona a execução do Plano de Pormenor da Baía de S.Paio/Canidelo.
A CDU não aceita que seja uma empresa privada a condicionar o planeamento urbanístico , pelo que votou contra e exigiu o esclarecimento cabal desta questão, nomeadamente quanto à localização em causa, que tudo leva a crer inclua já um parte da Quinta Marques Gomes, ao contrário do que afirmou o Vice-Presidente.
V N de Gaia, 17 de Setembro de 2007