11 de junho de 2008

Comissão Europeia responde a questão sobre a Coats & Clark

Em 12 de Março passado, a Eurodeputada do PCP, e Vereadora da CDU em Vila Nova de Gaia apresentou uma Pergunta Escrita à Comissão Europeia (ver aqui o texto original), que agora veio responder como abaixo se transcreve:


PERGUNTA ESCRITA E-1672/08
apresentada por Ilda Figueiredo (GUE/NGL)
à Comissão

Assunto: Apoios comunitários - Coats e Clark

A multinacional de origem britânica Coats e Clark, que produz linhas para rendas e costura, tem uma fábrica na Quinta de Cravel, em Vila Nova de Gaia, que já empregou cerca de 2000 trabalhadores. Actualmente, emprega apenas 200, dado ter deslocalizado grande parte da sua produção, o que contribuiu para o agravamento do desemprego, que atinge fundamentalmente as mulheres.

Assim, solicito à Comissão Europeia que me informe do seguinte:
1. Que apoios comunitários recebeu a multinacional Coats e Clark? Em que condições?
2. Será que continuam a ser atribuídos apoios a esta multinacional noutros países da União Europeia, dando assim cobertura à deslocalização da produção e às graves consequências para o Norte de Portugal, que tem uma das mais graves taxas de desemprego e de pobreza da União Europeia?




E-1672/08PT
Resposta dada por Vladimír Špidla
em nome da Comissão
(20.5.2008)


Em conformidade com as informações recebidas das autoridades portuguesas, a empresa Coats e Clark recebeu do Fundo Social Europeu (FSE) (Portugal) as quantias indicadas no quadro constante do anexo enviado directamente à Senhora Deputada e ao Secretariado do Parlamento.

Os fundos do FSE foram concedidos para apoiar acções de formação profissional realizadas nos termos da legislação nacional e comunitária pertinente.

No que diz respeito a outros apoios recebidos por esta empresa noutros países europeus, a Comissão não está em condições de fornecer esses dados neste momento. Com efeito, a Comissão não dispõe de informações detalhadas deste tipo e considera que uma investigação junto dos 26 outros Estados-Membros relativa a centenas de regimes de ajudas representaria um volume de trabalho considerável para a Comissão.

No entanto, se a Senhora Deputada necessitar de informações precisas sobre esta questão, a Comissão tentará obtê-las.


Annex to reply to Written Question E-1672/08

In EUR