30 de setembro de 2009

CI - CDU – O projecto que faz a diferença na gestão municipal! - 12 Medidas Urgentes - 30.9.2009

Com a presença de Ilda Figueiredo, vereadora da CDU e candidata a Presidente da Câmara Municipal, Jorge Sarabando, deputado municipal da CDU e primeiro candidato à Assembleia Municipal, e outros candidatos da CDU, teve hoje lugar uma Conferência de Imprensa para apresentação das 12 medidas urgentes que a CDU preconiza para o próximo mandato:

1.    Diminuir para metade as quatro taxas contidas na “factura da água” e baixar o IMI pago por famílias carenciadas e desempregadas.
2.    Promover o emprego com direitos, com redução da derrama e outras taxas pagas pelos micro e pequenos empresários, visando apoiar a produção e o comércio tradicional, alargando as actividades turísticas a todas as Freguesias, com centros de apoio local, valorização do artesanato, dos saberes e actividades locais tradicionais.
3.    Iniciar a construção e o funcionamento de uma rede de centros de dia, lares para idosos e creches para cobrir todas as freguesias de Vila Nova de Gaia, com garantia de apoio domiciliário às pessoas que dele necessitem e centros de apoio a mulheres vítimas de violência.
4.    Iniciar um programa de criação de espaços ajardinados e de lazer em todas as áreas urbanas e em todos os bairros municipais, incluindo parques infantis, espaços de convívio com bancos e com pequenas bibliotecas em todas as Freguesias.
5.    Substituir telhados de fibrocimento com amianto e garantir espaços de convívio cobertos em todas as escolas do primeiro ciclo e jardins de infância.
6.    Executar um plano de melhoramento de ruas e vias com más condições de pavimento e sem passeios para peões, com respeito pelos direitos dos moradores das zonas afectadas e pelos cidadãos portadores de deficiência.
7.    Reduzir para metade as empresas e agências municipais, com devolução das suas competências ao executivo municipal, para diminuir despesas, garantir a igualdade no atendimento dos munícipes e todos os direitos dos trabalhadores.
8.     Criar uma rede de animadores culturais e desportivos que apoiem associações e colectividades de todas as Freguesias, com transparência e igualdade, visando a criação de programas permanentes de intervenção desportiva e cultural, com acesso gratuito de todos os gaienses aos equipamentos municipais, incluindo Parque Biológico e pavilhões gimnodesportivos.
9.     Criar e dinamizar o Conselho Municipal da Juventude, visando a concretização de programas permanentes de intervenção e dinamização de jovens em diversas áreas da cultura, desporto, ambiente, formação e ocupação de tempos livres.
10.    Garantir a intervenção livre dos munícipes nas reuniões públicas da Câmara e Assembleia Municipal, no início das sessões, sem inscrição prévia.
11.    Criar um Conselho Municipal de Transportes para lutar por uma rede de transportes públicos que cubra todo o concelho de V.N. de Gaia, incluindo as freguesias do interior, a preços acessíveis para todos, com passes intermodais e passes especiais para idosos, estudantes, desempregados e pessoas portadoras de deficiência e uma rede municipal de transportes escolares.
12.    Acelerar os processos de reabilitação de zonas urbanas dando prioridade à melhoria da qualidade de vida dos moradores e à defesa do património, designadamente do Centro Histórico e outras zonas importantes, como a urbanização de Vila D`Este, o centro de Arnelas, o complexo da ex-Cerâmica das Devesas, a Casa Oficina Soares dos Reis.

SIM, é possível viver melhor em V. N. de Gaia!

Vila Nova de Gaia, 30 de Setembro de 2009