23 de abril de 2011

NI da CDU/Gaia - Silêncio da maioria da Câmara Municipal sobre o processo da fusão das freguesias em Vila Nova de Gaia – 23.4.2011

A CDU questionou a maioria camarária, no passado dia 20 de Abril, na sessão da Assembleia Municipal, sobre o estado do processo de fusão de Freguesias.

Supostamente, deveria ter sido discutido nesta Assembleia Municipal a proposta da Câmara Municipal referente à elaboração de um estudo que sustentasse esta reforma administrativa.

Com a queda do Governo e marcação de Eleições Legislativas, este assunto parece ter desaparecido do mapa e da discussão política por parte da maioria e do Presidente da Câmara.

Quando levantadas as questões obre este assunto, as respostas à CDU foram, no mínimo, caricatas: não há mapa previsto, não se sabe o número de Freguesias que irão desaparecer, nunca foram referidos prazos, números, intenções de redução efectivas.

Não obstante, o facto é que Luís Filipe Menezes defendeu a redução de 24 para 7 ou 8 freguesias em Vila Nova de Gaia, afirmando ainda que isto significaria uma poupança de 12 milhões de euros para os cofres do município e chegou mesmo a sugerir que o processo pudesse estar concluído antes das Eleições Autárquicas, com a esfarrapada desculpa de muitos Presidentes de Junta estarem no fim do mandato.

Como se chegou ao valor da poupança sem mapa? Como se propõe reduzir de 24 para 7 ou 8 sem pensar em quais? E Eleições Autárquicas são ou não um prazo? Estas são algumas das questões que a CDU gostaria de ver respondidas por PSD, CDS e PS, porque ou estas forças políticas faltam à verdade, ou a política do espectáculo e do faz de conta atingiu limites inaceitáveis.

A CDU reafirma a sua oposição a este processo de fusão, que empobrece a democracia e reduz serviços públicos de proximidade, e neste sentido desafiou os partidos representados na Assembleia Municipal a não esperarem por 6 de Junho, após as Eleições Legislativas, para clarificarem o seu ponto de vista quanto a este assunto.

A população de Vila Nova de Gaia tem o direito de saber o que pensam PS, PSD e CDS sobre o futuro mapa do Concelho antes das Eleições Legislativas. O tacticismo e as manobras eleitoralistas não são aceitáveis.