10 de fevereiro de 2012

NI - A GRAVE SITUAÇÃO SOCIAL EM GAIA - 10.2.2012

A GRAVE SITUAÇÃO SOCIAL EM GAIA
Na Assembleia Municipal de ontem, mais uma vez sem a presença do Presidente da Câmara, a CDU referiu em Declaração Política os enormes problemas sociais existentes em Gaia, relacionados com o brutal aumento de desemprego na sequência de múltiplos encerramentos de empresas e a incerta situação de muitas outras, como é o caso da Cerâmica de Valadares.


No que se refere a esta foram aliás debatidas duas Moções, apresentadas pelo PSD e pelo PS. Ao contrário do que é normal, os proponentes recusaram a votação ponto a ponto, inviabilizando um consenso mais alargado, o que profundamente lamentamos.
Refira-se que os dois primeiros pontos da proposta do PSD (incentivar a administração da empresa a procurar uma solução, e manifestar solidariedade aos trabalhadores) poderiam merecer o apoio da CDU apesar do seu caráter vago, mas não o restante: entendemos que é demagógico e oportunista incluir uma “saudação à Câmara” pelas ações que alegadamente vai desenvolver, em nossa opinião de tipo caritativo e de duvidosa eficácia: é que o que está em causa é pagar tempestivamente os salários devidos por trabalho honestamente feito, não a atribuição de “esmolas” a quem em nada contribuiu para a má situação da empresa, esta sim envolvida em esquemas especulativos imobiliários, como se vem tornando mais claro todos os dias, tendo para isso contado com o apoio da Câmara PSD/CDS. Foi aliás entregue um Requerimento para que o Presidente da Câmara esclareça cabalmente em que consistirão essas medidas tão mediaticamente apresentadas.
Embora concordando com o primeiro ponto da proposta do PS (reivindicar do Governo uma atuação mais incisiva), entendemos que recomendar uma visita ministerial à empresa exorbitaria as competências da Assembleia Municipal, pelo que não apoiamos esta Moção.
A posição intransigente destes partidos impediu, pois, a necessária unidade em torno de uma situação socialmente grave. E a CDU, que já amplamente demonstrou a sua solidariedade com os trabalhadores em luta pelos seus direitos, rejeita o aproveitamento político que o Presidente da Câmara, o PS e PSD tentam fazer em torno desta questão.

EMPRÉSTIMO QREN E CONCURSO PARA CANTINAS

Foi ainda apreciada uma proposta de contratação de empréstimo para financiar projetos apoiados pelo QREN. É conhecida a oposição da CDU aos critérios e prioridades definidas pela maioria PSD/CDS nesta matéria, pelo que, apesar de nada haver a opor do ponto de vista técnico, a CDU votou contra a proposta, apresentando uma Declaração de Voto.
Idêntica posição foi assumida no que respeita ao lançamento de um Concurso Público Internacional para fornecimento de refeições escolares, pois, tratando-se de uma necessidade permanente, entendemos inaceitável que a Câmara rejeite assumir diretamente a gestão e o fornecimento de refeições e prefira entregar a privados este negócio, com reflexos não apenas financeiros, mas também de qualidade e quantidade das refeições, e ainda no tipo de relações laborais, acentuando a precariedade e a incerteza de quem trabalha para este tipo de empresas. Igualmente se anexa Declaração de Voto.
A CDU permanece firme e solidariamente ao lado dos gaienses que enfrentam as maiores dificuldades em resultado de situações para as quais não contribuíram, e continuará a pugnar pela legalidade, pela dignidade, e pelos direitos de quem trabalha e produz.
10.Fevereiro.2012
CDU/Gaia  - Gabinete de Imprensa